Dia do Servidor Público: A perspectiva de duas gerações dentro da SMADS

De gerações diferentes, Fátima e Monalisa compartilham a importância e o orgulho de serem funcionárias públicas

Duas mulheres em pé abraçadas. Uma mais baixa de vestido verde e a outra mais alta de blusa laranja e calça preta

 

Texto: Larissa Rodrigues

Uma tem 43 anos de serviço público. A outra, pouco mais de um mês na função de servidora. De gerações diferentes, elas tem um ideal em comum: atendimento humanizado e acolhimento de qualidade para as pessoas atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Essa são as perspectivas de Fátima Teixeira, 79, e Monalisa Gonçalves, 38, sobre o papel dos servidores em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado neste 28 de outubro.

O servidor público, esteja ele onde estiver, é um agente público que tem que atender a população da melhor forma possível.”, afirmou Fátima Teixeira que atua como assistente técnica da Coordenação de Proteção Básica da Secretaria.

Fátima iniciou como estagiária no Serviço Social da Prefeitura em 1979 e não saiu mais. Durante esse tempo, atuou em sete diferentes áreas dentro da Secretaria, construindo um currículo diversificado e de amplo conhecimento.

Uma mulher ao telefone, sentada em frente a uma tela de computador.

Mesmo com tantos anos de trabalho, eu me sinto sempre estimulada para estudar, para ler, discutir questões e defender direitos. Eu acho que é uma coisa que está dentro da gente. E o serviço público é um campo importante, porque é onde você conquista direitos para a população. E trabalhar nessa área, eu acho que é gratificante para todos”, afirmou Fátima.

Hoje, ela compartilha essa experiência com Monalisa, que ingressou recentemente na equipe, e está conhecendo mais o funcionamento das políticas públicas da assistência. “A Fátima tem me ensinado muito. A gente também tem a Nilda que está há 42 anos, e a Cássia, há 41 anos atuando na assistência social. É uma área que as pessoas têm bastante tempo de atuação, e ter essa equipe com muito tempo de Secretaria, para mim, tem sido importante, tendo esse histórico vivo do meu lado, aprendendo diariamente”.

Formada em 2008 como assistente social, Monalisa trabalhou durante 12 anos como assistente social em uma UBS (Unidade Básica de Saúde), ela tinha vontade de se desafiar, atuando diretamente com pessoas em situação de vulnerabilidade.

É no dia a dia que a experiência da Fátima se conecta com a da Monalisa e proporciona uma visão diferente para ambas as gerações: “Para mim, tem sido sensacional. Todos os dias eu aprendo e eu tenho essa sorte de ter alguém que me ensina o tempo todo. Ter a Fátima ao meu lado e a equipe toda da Proteção Social Básica tem sido espetacular, porque é uma bagagem técnica, histórica dessa secretaria, dessa política de assistência social.”, ressaltou Monalisa.

Sabe aquela coisa da juventude? Então, eu acho que ela traz essa questão. Traz um olhar sob uma outra perspectiva”, afirmou Fátima que completou: “É uma troca muito gratificante pra mim”.

Para ambas, ser servidora pública é muito mais do que apenas atender as pessoas, mas também é garantir que os direitos e políticas públicas sejam cumpridos . Além disso, para Monalisa, poder realizar esse trabalho é muito enriquecedor: “Eu me orgulho de poder fazer parte de uma política pública de efetivação. Eu acho que esse é o nosso papel, fazer com que essa política se efetive na prática para o usuário, porque o objetivo principal é esse: o atendimento, o serviço de qualidade, eficiente, acolhedor e humanizado”.

Mulher sentada em frente a um computador.