Centro para Juventude Helena Portugal Albuquerque realiza segunda edição do “Projeto Restaurante”

Jovens da zona Leste proporcionam experiência gastronômica profissional para convidados: “nossa professora é exigente, fizemos de tudo para não errar” revelou uma das alunas

Texto: Júlia Alves
Foto:  Lívia Vollet

Na imagem aparecem alunos do CJ Helena Portugal com roupa de cozinheiro


O ‘Projeto Restaurante’ é uma iniciativa do CJHPA (Centro para Juventude Helena Portugal), que surgiu a partir das necessidades de se empregar na prática as técnicas ensinadas nas oficinas de culinária realizadas diariamente no serviço. O objetivo é colocar os jovens em contato com situações reais que contribuem para o crescimento profissional.


A iniciativa surgiu em dezembro de 2020 quando, ainda na pandemia, os jovens enfrentavam dificuldades em saber o que a oficina de culinária acrescentaria ou melhoraria em suas vidas. “Quando assumiu a gerência do CJHPA em 2020, comecei a colocar em prática atividades do método construtivo, iniciei propostas práticas para as oficinas e então nasceu o projeto restaurante, que teve sua primeira edição em agosto de 2021 e, para os jovens de baixa escolaridade é muito mais fácil compreender na prática os conceitos”, relatou a gerente do serviço, Rosângela Garcia Escridelli, 59 anos.

A segunda edição do projeto aconteceu na última sexta-feira (26) e contou com a participação de 40 jovens.O projeto foi uma maneira de encerrar as oficinas de culinária que ocorreram nos últimos três meses. Nesse tempo, os alunos da oficina desenvolveram aprendizados nas áreas de recepção, cozinha e atendimento. “Eu tive muito conhecimento na área desde a primeira aula de culinária, aprendi em todas as áreas da oficina, e hoje tivemos que lidar com a pressão da profissão colocando em prática o que aprendemos nesses meses”, contou a aluna Ingrid Cristina, 17 anos.

O principal objetivo é proporcionar aos jovens a prática das rotinas de um restaurante e apropriação de conteúdos sobre recepção e serviços de garçom. “O ramo de buffet é muito vasto, entrando em alguma oportunidade na área eles já sabem toda a estrutura, como servir, regras de etiqueta, como montar um prato, a hora de trocar o talher, o copo, e é isso que queremos, que eles saiam daqui prontos”, pontuou Claudia Roberta Rita Freitas, 44 anos, professora da oficina de culinária.

Os alunos participaram de todo o preparo do evento, designer do cardápio, decoração, organização das mesas, montagem e preparo dos pratos.“Minha perspectiva como gerente é de empregabilidade para nossos jovens no mercado de trabalho e no empreendedorismo também, preparamos eles para errar aqui dentro, porque o CJ é para isso, mas espero que consigam oportunidades para colocar em prática”, finalizou Rosangela.

Sobre os Centros para Juventude
Atualmente, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) possui 39 Centros para a Juventude (CJ), que totalizam 4080 vagasdistribuídas pela cidade de São Paulo.


OsCJ´s oferecem proteção social aos adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas competências, bem como favorecem aquisições para a conquista da autonomia e inserção social, estimulando a participação na vida pública da comunidade.A tipologia tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária e contribui para o retorno e permanência dos jovens na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.O CJ Helena Portugal fica localizado na zona Leste na Rua Filhos da Terra nº 944- Vila Paulista, e possui 90 vagas.

Na imagem aparecem dois alunos do CJ em segundo plano e em primeiro plano pratos com comida