V Semana Municipal da Primeira Infância: confira as atividades desenvolvidas em cinco dias de conscientização

A iniciativa teve como objetivo sensibilizar a sociedade em geral sobre a importância e cuidados com gestantes e crianças de zero a seis anos de idade

Foto: Crianças sentadas no chão em volta da personagem Branca de Neve e tem criança dando um beijo no rosto da personagem branca de neve.

Atividade de contação de histórias no SASF Nossa Senhora das Graças
 

Texto: Marianne Seixas
Fotos: Livia Vollet - Acervo

Entre os dias 01 e 05 de agosto, aconteceu a quinta edição da “Semana Municipal da Primeira Infância”, iniciativa da Prefeitura de São Paulo que promove conscientização e os cuidados necessários a crianças que estão na primeira infância, ou seja, de 0 a 6 anos de idade.

A primeira infância, que envolve também o período de gestação, é considerada o maior período para a formação de competências humanas de uma criança, é a fase em que o cérebro mais se desenvolve em termos estruturais e são os anos mais ricos em aprendizados.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) dispõe de diversos serviços especializados para crianças que estão nessa etapa da vida. Na Proteção Social Básica, há 561 equipamentos – CCA (Centro para Crianças e Adolescentes), Circo Social, SASF (Serviço de Assistência Social a Família) e CCINTER -, totalizando mais de 140 mil vagas. Já na Proteção Social Especial, há 201 equipamentos -SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes), Casa Lar, Família Acolhedora, SEAS (serviço Especializado de Abordagem Social) e SPVV (Serviço de Proteção a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência), totalizando mais de 17 mil vagas.

O SASF é um desses equipamentos que realiza vários trabalhos especializados para a primeira em infância, gestantes e mães e/ou cuidadores. Lá as famílias são apresentadas a todas as políticas públicas que uma família tem direito e focado na primeira infância, como o Programa Criança Feliz, uma iniciativa do Governo Federal que é voltado para o desenvolvimento integral até os 6 anos. O serviço tem como objetivo gerar segurança emocional, formação de vínculos familiares e desenvolvimento social.

O gerente do SASF São Luiz I, em M’Boi Mirim, Pedro Andrey Rodrigues de Jesus, considera o trabalho do equipamento extremamente essencial para a primeira infância. “Muitas famílias não têm condições de oferecer tudo o que uma criança precisa durante o crescimento, por isso o serviço é tão importante, aqui a gente consegue auxiliar no desenvolvimento deles e ajudar as mães e cuidadores de primeira viagem a entenderem o que uma criança nessa fase precisa.”

Durante a ‘V Semana da Primeira Infância’ todos os 68 SASF’s da capital realizaram atividades voltadas para a primeira infância, gestantes, mães e/ou cuidadores, colaborardes de serviços e para a comunidade com o intuito de sensibilizar a sociedade em geral sobre a importância de investimentos e esforços conjuntos para garantir proteção às crianças, principalmente, em seus primeiros anos de vida.

Carmen Lucia Paulino Dias, atendida há quase um ano, contou a importância do serviço no desenvolvimento do seu bebê de apenas oito meses. "O serviço é muito importante para mim, aqui meu filho está desenvolvendo muita coisa e muito mais rápido. É um trabalho excelente", comentou.

 

Foto: Quatro crianças sorrindo sentadas no chão lado a lado segurando chocalhos

Atividade de musicalização no SASF Cachoeirinha


Confira abaixo algumas ações realizadas nos territórios durante a V Semana Municipal da Primeira Infância

SASF Bom Retiro - Circuito; contação de história; confecção de brinquedos; encontros com famílias; releitura de uma pintura.

SASF Cachoeirinha – ‘O que é a primeira infância?’; amamentação, musicalização, contação de histórias, Plano Municipal pela Primeira Infância.

SASF Capão Redondo I – Cine SASF Família; recreação; jogos e brincadeiras; contação de histórias; atividades com equipe de trabalho.

SASF Ponte Rasa – ‘Capacitação: Como falar de maneira lúdica com crianças sobre abuso sexual’; brincadeiras no parque; interação familiar.

SASF CEBECH Barro Branco - Piquenique temático: super-heróis.

SASF Chico Mendes – Contação e histórias.

SASF I Cidade Ademar - Encontro planejado com a família com vivências direcionadas que ajudam a perceber os impactos da estimulação e do brincar durante a primeira infância.

SASF Americanópolis III - Contação de histórias: uma poderosa ferramenta para a formação infantil; jogos e brincadeiras de todos os tempos; palestra informativa - papo de mulher: combate e prevenção as infecções sexualmente transmissíveis; Relacionamento na Gestação; Cuidados no período gestacional e nos primeiros 6 meses de vida da criança; Gincana com materiais conforme faixa etária. Gincana com materiais conforme faixa etária.

SASF Cidade Ademar II CrêSer - Túnel do tempo sobre a pandemia. Após a vivência, desenhar super-heróis para combater o COVID-19; CINE SASF - Sonic 2 - Após assistir ao filme, faremos uma reflexão sobre a responsabilidade de ser um herói; Jogos educativos (quebra cabeça, engenheiro, memória); laboratório magico (experiencia com desenhos na água); Construção de histórias pelas crianças com os fantoches e apresentação para a equipe e família.

SASF Cidade Dutra I – Oficina lúdica.

SASF Casa da Evolução – Culinária; formação: Brincar Heurístico; contação de estórias.

SASF Curuçá Casa da Família – Contação de História para as famílias.

SASF Dom Mario Gurgel – Roda de conversa sobre cuidados na gestação.

SASF Grajaú II – Atividade lúdica.

SASF Guaianases CIAP - Órgãos dos sentidos dinâmica; degustação/adivinhação; apreciação de salada de frutas.

SASF Jaçanã CIAP - Desenvolveremos atividades utilizando de materiais não estruturados, objetivando o desenvolvimento da criatividade e fortalecimento dos vínculos.

SASF Jardim Ângela II - Ludicidade e formação com a equipe do SASF Ângela II.

SASF Jardim Ângela III - Atividades lúdicas e expressivas; contação de história lúdica e interativa; atividade de musicalização infantil e conversa instrutiva com brincadeira tradicional.

SASF Casa da Conquista – Palestra.

SASF ASCOM Lajeado - Cantigas de Roda; circuito de brincadeiras; contação de história; momento relaxante; tempo de gestar.

SASF Mar Paulista - Formação para profissionais com temática voltada à Primeira Infância (com base no Guia do Brincar Inclusivo-UNICEF), palestra com profissionais da equipe multidisciplinar de saúde/CAPS sobre a temática da saúde mental e socioemocional na Primeira Infância; CINE PIPOCA com exibição do filme ‘Encanto da Disney’. A atividade realizada de forma intergeracional.

SASF Centro Maria Paola - Confecção de pipas e bola de sabão; jogos de tabuleiro; confecção de pipas e bola de sabão.

SASF Nossa Senhora das Graças - Contação de histórias, roda de conversa e brincadeiras.

SASF Nossa Senhora De Fatima – Oficina de massa de modelar; roda de conversa com mães: desenvolvimento Infantil.

SASF Parque do Carmo - Dia do Brincar ( Muito lazer, diversão, sorteio de brindes e lanche)

SASF Pedreira - Atividade em cantinhos de brincar, dividido em quatro estações sendo: musicalização, brinquedos produzidos com material reciclado, jogos lúdicos e contação de histórias.

SASF CLARET - Teatro de fantoches; roda de Conversa sobre importância do pré-natal

SASF São José Operário - Contação de histórias e brincadeiras

SASF São Judas Tadeu - Montando brinquedos com materiais recicláveis.

SASF São Luiz I - Promover, com a equipe do SASF São Luiz I , espaço de reflexão sobre a temática da Disciplina Positiva para que seja repassado as famílias inseridas no Programa Criança Feliz.

SASF São Luiz ll - Circuito Divertido: 1 golfe de garrafa, duas amarelinhas malucas, três túneis do tempo, quatro caracóis humano, finalização; dança com as bexigas.

SASF São Rafael I - Capacitação de equipe.

SASF Ubuntu Casa da Humanidade - Espaço lúdico com quatro ambientes condizentes com as atividades. Cada ambiente contou com um colaborador aplicando uma atividade dirigida. Ambiente 01: Pintura facial, as crianças puderam escolher a pintura. Ambiente 02: Contação de histórias, um mediador fez a leitura de algumas histórias da literatura infanto juvenil. Ambiente 03: Tapete Sensorial com texturas diversas. Ambiente 04: Brincadeiras livres com os brinquedos do espaço, brincadeiras típicas como amarelinha, pula cordas, desenhos para colorir etc.

SASF Vila Maria - Atividades Lúdicas com brincadeiras contemporâneas (amarelinha, corrida do saco, contação de histórias regionais) e autocuidado.

SASF Pirituba – Palestra sobre cuidados com os recém nascidos – parceria com a UBS Vila Maggi.

SASF Formosa Espaço da Comunidade – Diversas brincadeiras para estimular o desenvolvimento e coordenação das crianças. Pintura, brincadeiras com massinha de modelar, paredes com texturas diferentes e amarelinhas.

SASF Jacui Casa da Humanidade – Crianças e responsáveis se divertiram com brincadeiras que promovem o contato com a natureza.

SASF Jacui da Cidadania – Teatro produzido pelos funcionários do SASF.

 

Foto: criança tocando no mural sensorial feito na parede do serviço.

Atividade sensorial do SASF Formosa Espaço da Comunidade