SMADS inaugura CCA em complexo social na zona oeste

Esse é o terceiro equipamento da mesma modalidade no Complexo Dom Duarte, no Jardim Esmeralda

15 crianças em pé ao redor da placa cinza no meio. Tres adultos en pé do lado esquedo do secretário Carlos Bezerra Jr. que esta  lado esquerdo da placa. Cinco adultos em pé ao lado direito da placa.

Texto e foto: Larissa Rodrigues

Nesta terça-feira, dia 19, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) inaugurou oficialmente o novo Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Sabiá, localizado na Avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, dentro do Complexo Educandário Dom Duarte, no Jardim Esmeralda, zona oeste da cidade.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social vistoriou as instalações do equipamento acompanhado dos alunos do serviço, que explicaram como é a rotina dos cursos, como são feitas as atividades que em muitas oportunidades são feitas a partir de dinâmicas.

“Ter o poder público atuando diretamente em espaços de convivência e de fortalecimento dos vínculos familiares comunitários, com o objetivo de dar à criança a oportunidade de vivenciar experiências lúdicas, culturais e esportivas, é ter o poder público atuando na promoção de uma sociedade mais justa e mais empática. Se nós conseguirmos plantar sementes de justiça social e empatia por meio de espaços como este, já avançamos muito neste caminho”.

O CCA, que é administrado pela organização Liga das Senhoras Católicas de São Paulo, possui capacidade para atender 120 crianças e adolescentes com idade entre seis e 14 anos e 11 meses.

Além do CCA Sabiá, que é o terceiro equipamento da mesma tipologia no complexo, a organização conta ainda com outros serviços para a comunidade como Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP), Centro Dia para o Idoso (CDI) e Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF).


Sobre os CCA’s

A SMADS possui, atualmente, 467 serviços na modalidade CCA, com capacidade de atendimento de quase 69 mil crianças e adolescentes. Esses são serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e recebem usuários com faixa etária de seis a 14 anos e 11 meses, com objetivo de oferecer proteção social para todos aqueles que estão em vulnerabilidade social.

Em geral, nessa modalidade de serviço, os usuários realizam atividades lúdicas, culturais e esportivas que favorecem aquisições para a conquista de autonomia, protagonismo e cidadania mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

 

Secretário Carlos Bezerra Jr. em pé conversando com cinco crianças em uma roda.

 

três meninos com idades entre 6 e 8 anos, pintando uma cartolina sobre uma mesa