Operação Baixas Temperaturas: Prefeitura abre mais 360 vagas em hotel para atender população em situação de rua

Unidade instalada no centro é a 26º da rede socioassistencial nesta modalidade e receberá prioritariamente famílias e idosos


Texto e Foto:
Roberto Vieira

 

Na manhã desta terça-feira (24), foram abertas mais 360 vagas de acolhimento no âmbito da Operação Baixas Temperaturas (OBT) 2022 da Prefeitura de São Paulo para atender famílias que estão em situação de rua na capital. A parceria que aumenta o acolhimento social na cidade foi firmada entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e o Hotel Central Plaza Flat, localizado à rua Santo Amaro, Bela Vista, na região central.

“Estamos ampliando o número vagas, especialmente para famílias em situação de rua, para cerca de 3.500. É uma resposta que damos para o problema. Nosso esforço é grande para atender essa população. Fazemos política pública, com a união de todos para vencer essa situação”, disse o Prefeito Ricardo Nunes.

O Secretário de Assistência Social, Carlos Bezerra Jr., endossou a fala do chefe do Executivo e destacou que este modelo de acolhimento é uma alternativa digna e que ajuda a Prefeitura no processo de ampliação de oferta de vagas na rede socioassistencial com maior celeridade.

“Estamos trabalhando com afinco para ampliar as vagas de acolhimento na cidade. E este formato - vagas em quarto de hotel - tem atendido bem as demandas de famílias e de idosos. Só com a abertura deste hotel, estamos ampliando em 15% nossa capacidade de acolhimento em hotéis na região central da cidade”, afirmou Bezerra.

Como ocorre com as demais vagas de hotéis que possuem parceria com a SMADS, as famílias são encaminhadas através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e os Centros Pop aos serviços de acolhimento da rede socioassistencial, mediante a disponibilidade de vaga e necessidade identificada pelos profissionais de assistência social.

A gestão do espaço fica a cargo da Organização da Sociedade Civil (OSC) ‘Centro de Capacitação para a Vida Projeto Neemias’, que conta com 54 funcionários para realização da rotina com os hospedados, como atendimentos prestados por assistentes sociais. Serão servidas quatro refeições diárias aos hospedados: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. São 11 andares disponibilizados para o serviço de acolhimento social (do 2º ao 12º andar).

A rede socioassistencial da SMADS conta, atualmente, com 26 hotéis, incluindo o Central Plaza, voltados para acolhimento de famílias e idosos que vivem em situação de rua e, ao todo, esses equipamentos possuem capacidade de atendimento de 2,5 mil.