Avó que assumiu papel de mãe destaca importância do CCA no dia a dia das crianças

Dona Cléria se desdobra para criar e educar os seis netos. Com muitas dificuldades, ela constrói uma história inspiradora e cheia de exemplos

Cinco netos de Dona Cléria frequentam regularmente o CCA Jardim Peri.
A neta mais velha deixou o serviço ano passado ao completar 15 anos.



Texto:
Júlia Alves e Roberto Vieira
Foto: Livia Vollet

A trajetória de vida da senhora Cléria Aparecida de Oliveira, 60, que veio de Minas Gerais para São Paulo décadas atrás, se confunde com outras histórias de mulheres guerreiras que se habituaram a transformar dificuldades em fontes de energia e resiliência, fundamentais para encarar os desafios que a vida lhes impõe. É nessa perspectiva que o poder público está inserido, auxiliando no processo de desenvolvimento educacional, social e cultural de crianças e adolescentes.

Cléria é casada, mãe biológica de três filhos e tornou-se avó no início dos anos 2000. Desde então, assumiu também o papel de mãe na criação dos seis netos, em razão sua filha, que infelizmente conheceu o mundo das drogas e deixou a casa dos pais, aos 23 anos de idade. A neta mais velha já está com 15 anos e o caçula tem apenas três. Todos são criados dividindo tudo, roupas, brinquedos, mas há outra coisa em comum entre eles: todos frequnetam o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Jardim Peri, na zona norte (exceto a neta mais velha que deixou o serviço por ter atingido a idade máxima).

Em 2013, a neta mais velha de Cléria começou a frequentar o CCA Jardim Peri e deu início a história da família Oliveira com o serviço – mantido pela Secretaria Municipal de Assistência e desenvolvimento Social em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Nossa Senhora da Glória. À medida que foram completando a idade mínima para começar a frequentar o serviço (seis anos), os outros netos também começaram a participar do CCA Jardim Peri, no contraturno escolar.

A presença das crianças no ambiente do CCA é uma fase importante da vida deles. “Meus netos são meus filhos e eu quero o melhor para eles. O CCA me ajuda a proporcionar isso, as coisas que eles ensinam aqui, o carinho que eles passam para mim e para meus netos não tem preço, é cada coisa diferente que esses meninos aprendem”, contou a senhora Cléria, sem disfarçar o olhar de alegria e satisfação.

Um dos netos de Cléria tem microcefalia e a avó faz questão de contar como o garoto de apenas sete anos é exemplo de perseverança, que encara as dificuldades e luta todos os dias pela vida. Como ela mesma define, ele é um milagre. “Já acordei muito as quatro horas da manhã para ir às consultas e nas sessões de fisioterapia. Ninguém era otimista com relação a vida dele, nem os médicos acreditavam muito e hoje ele está aí, é o menino arteiro do CCA”, revelou Cléria, que reside em uma casa com o marido, o filho mais novo e seus netos.

Andrea Prado, agente técnica do CCA, contou como é ver mães-avós como Cléria todos os dias cumprindo seus importantes papéis na vida dessas crianças e adolescentes. “Nesse Dia das Mães, faço questão de demonstrar toda minha gratidão pela vida dela, temos muitas histórias de avós que precisam assumir o papel de mãe e Dona Cléria faz esse papel de forma impecável, tudo com muito amor, carinho, dedicação. Nós sabemos da luta dela e estamos aqui pra ajudá-la sempre”, finalizou.

CCA Jardim Peri

O CCA Jardim Peri, localizado na Rua Dom Carlos Gouveia, 40 A, no bairro Vila Continental, zona norte de São Paulo, possui capacidade de atendimento de 120 crianças por dia, com idades entre seis e 14 anos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Centro dispõe de aulas de percussão, dança e informática, com o objetivo de proporcionar aprendizados, acessibilidade e novos horizontes às crianças frequentadoras do serviço.

 

Dona Cleria esta com uma blusa verde, sentada e olhando em direção da câmera com um leve sorriso no rosto.
Histórias como a de Dona Cléria são comuns e a força dessas grandes mulheres deve ser exaltada