Sapopemba tem programação especial para crianças e adolescentes no mês da Consciência Negra

Black Power, combate ao racismo, penteados e capoeira estão em evidência esta semana

Oito crianças de máscara fazendo uma manifestação artística, sete delas estão ajoelhadas em um meia lua em volta de uma criança em pé no meio

Texto: Marianne Seixas Abreu
Foto: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) - CEC João Paulo II, localizado na Zona Leste de São Paulo faz atividades durante o mês de novembro em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra para conscientizar todos os atendidos sobre a importância do tema.

Ao longo do mês estão sendo feitas rodas de conversas sobre diferentes temas com os atendidos: miscigenação, reflexão sobre a música “Racismo é burrice” de Gabriel O pensador, identidade racional e cultura afro-brasileira. Uma reflexão sobre o vídeo do Canal Preto “Não existe cultura brasileira sem o negro”, histórias como a do Quilombo dos Palmares e Zumbi dos Palmares, o significado de Black Power e o genocídio da população negra completam o calendário do CCA.

O serviço dividiu as atividades em duas turmas: crianças e adolescentes. Assim, é possível que eles trabalhem de formas diferentes o mesmo assunto, respeitando a abordagem dos atendidos.

Com as crianças está sendo feita atividades mais lúdicas, trabalhando a literatura africana e desenhos nas aulas de artes sobre estampas, personagens, danças e músicas da cultura. Já com os adolescentes a abordagem é contando sobre histórias de heróis, rodas de conversa sobre racismo estrutural e há acessos à cultura e religião afro-brasileira.

A assistente técnica do CCA, Maria das Graças de Oliveira comentou sobre como os conviventes estão recebendo o assunto. “para muitos é o primeiro contato, muitos deles não entendem, principalmente as questões religiosas. Socialmente falando, eles não têm esse incentivo. E o fato de terem o contato e o poder de desmistificar esses preconceitos já é um começo.” Opina

O serviço continua com atividades nessa semana, com rodas de conversa sobre Black Power, combate ao racismo e capoeira.

Mais informações podem ser obtidas no telefone: 3291-9700

Crianças e educador de máscara em roda de conversa