Em celebração ao Dia do Idoso serviço da Penha faz palestra para atendidos

A intenção foi conscientizar os conviventes sobre os seus direitos

Ao fundo da imagem tem duas pessoas de máscara sentadas em um sofá e na frente delas em pé está o colaborador de máscara palestrando.

Texto: Marianne Seixas Abreu
Fotos: Natalia Nora Marques

O Centro Dia para Idosos (CDI) - Penha, que fica localizado na Zona Leste de São Paulo, realizou na última sexta-feira (01) uma palestra sobre os direitos de um idoso de acordo com o estatuto.

Cerca de 16 idosos participaram da palestra, entre dinâmicas realizadas pelo psicólogo do serviço eles conversaram sobre como se sentem como idosos e aprenderam um pouco mais sobre os seus direitos na sociedade, família e poder público.

O serviço procura sempre manter uma rede de apoio para todos os idosos atendidos, os colaboradores estão sempre disponíveis para atender todas as necessidades dos conviventes.

Manter o contato com a terceira idade é fundamental para melhorar a qualidade de vida, estimular o intelecto e a afetividade. Conversar com os idosos, ouvir as suas histórias e pedir conselhos, além de ser uma demonstração de interesse e afeto, estimula a memória, a linguagem e a interação.

O psicólogo do CDI, Gustavo Souza Silva, contou sobre o intuito da palestra: “conscientizar os atendidos sobre os seus direitos é muito importante. Alguma das dinâmicas usadas foi para fixar essas informações e ajudar na socialização entre eles.”

Junto com a palestra sobre a vida e integridade dos conviventes e sobre o dia mundial do idoso, o serviço também organizou uma comemoração para todos os aniversariantes do mês.

Duas mulheres de máscara sentadas, a senhora está segurando uma boneca de pano e ao lado dela a colaboradora segura uma caneta.