Biodigestor do Centro para Crianças e Adolescentes auxilia na educação ambiental e na reciclagem de lixo orgânico

O serviço tem grande preocupação com a questão do meio ambiente e ensina seus atendidos com ajuda do aparelho

Criança posa para foto na horta do CCA, ao lado das folhas de couve. 

Texto: Ícaro Polo Domingues
Fotos: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Clarice Lispector, administrado pela Associação ProBrasil e localizado na região de Parelheiros, é conhecido pela preocupação com a educação e a causa ambiental. O local possui uma horta pedagógica, com todos os cuidados feitos diariamente pelos usuários e atendentes do serviço e 100% orgânica. A partir disso, foi criado um trabalho para realizar uma compostagem, que é o processo de reciclagem do lixo orgânico.

Com o auxílio de um biodigestor e uma composteira termofílica, os resíduos são compostados e acabam gerando o adubo para a horta e até biogás, utilizado na cozinha. O serviço já não tem mais preocupações com a compra de algumas hortaliças, que podem ser coletadas diretamente da própria produção como cebolinha, manjericão, beterraba, tomilho, entre outras folhas e temperos. Tudo que é produzido na horta é consumido e depois encaminhado para a compostagem feita pelas máquinas, gerando assim o adubo que volta para a horta, quebrando o ciclo de descarte comum de resíduos, permitindo a reciclagem e reduzindo a poluição ambiental, além de reduzir também alguns custos.

“Todo nosso lixo é reutilizado, desde que passamos a utilizar o biodigestore a composteira não jogamos mais nada fora”, afirmou o gerente de serviço Jaison Pongiluppi Lara, que é formado em permacultura e passa seus ensinamentos sobre o trabalho com a natureza para os atendidos. Além das máquinas já citadas, há também um minhocário, que também demonstra outro tipo de sistema de compostagem, além de ser lúdico para as crianças, pode servir de motivação para que as mesmas possam reproduzir em casa, pois possui um acesso mais fácil.
 

Cinco crianças em volta do sistema de compostagem participam dos cuidados diários do local.