Centro de Acolhida do Canindé realiza “arraiá” para os atendidos

A festa comemorativa contou com brincadeiras, decorações e comidas típicas

Foto de um menino de costas arremessando uma bolinha em direção ao brinquedo chamado “boca de palhaço”

Texto: Natalia Nora Marques
Fotos: Wagner Origenes

Na última sexta-feira (25), O Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Canindé organizou uma típica festa caipira para divertir e entreter os atendidos. A festa teve início pela manhã e contou com a participação de todas as famílias do local, além de ter atividades para todas as idades.

A orientadora social, Renata Aparecida, explicou que alguns acolhidos que passam mais tempo no local auxiliaram na organização e na montagem das decorações. A partir das 9h, brincadeiras como pescaria, jogo das argolas e boca do palhaço animaram as crianças, para os adolescentes, os brinquedos mais legais foram o fliperama, o karaokê e o touro mecânico, todos contratados pelo serviço.

Após as brincadeiras, cada criança recebia uma prenda de acordo com as pontuações nos jogos, os prêmios foram comprados pelo CTA e variavam entre brinquedos, itens de papelaria e outros objetos pessoais. Para os adultos, o bingo também foi de grande entretenimento por conta da diversão e das prendas.

A gerente do CTA, Ana Paula Vazzoler, explica que um dos objetivos era “promover a diversão dos acolhidos dentro do serviço, com segurança, para evitar que eles saiam do local e se exponham à COVID-19”. Por isso, a comemoração foi completa, os funcionários do serviço fizeram as comidas típicas de acordo com as preferências das famílias, como cachorro quente, pastel e milho, além da pipoca e do algodão doce que foram contratados especialmente para a festividade.

No início da manhã, foram distribuídas fichas para que cada um pudesse participar das brincadeiras e receber os lanches, o almoço foi servido normalmente e a refeição foi muito elogiada.

Outra atração que divertiu a todos foi um painel com fitas coloridas e bandeirinhas típicas, que foi usado como fundo para as fotos dos acolhidos. Além de contar com uma moldura decorada para enfeitar ainda mais as fotos.

Para a acolhida Johelee Leon, uma venezuelana de 19 anos, “a festa foi muito legal para sair da rotina do CTA e para se divertir com todas as famílias juntas”. A jovem, que está no Brasil com a mãe e os irmãos, destaca que a convivência dentro do serviço é muito boa, além das acomodações e das refeições serem muito boas, “é o melhor lugar que eu fiquei desde que vim para cá”.

Após as comemorações do “arraiá”, o momento foi aproveitado para cantar parabéns para os aniversariantes de junho e para a distribuição de presentes para eles, finalizando o dia com troca de experiências e carinho em família.
 

Do lado esquerdo da foto está uma funcionária do CTA dentro da barraca de comidas atendendo uma acolhida que está do lado direito da imagem

Na lateral esquerda da foto está uma funcionária anunciando a prenda do bingo em frente a uma mesa com os itens do sorteio. Do lado direito da foto estão as mesas com os participantes do bingo