Unidade Móvel do CadÚnico faz cadastro itinerante nos bairros

Ação tem como objetivo mobilizar os moradores de diferentes distritos da cidade para atualização e inclusão no Cadastro Único

Uma atendente com gorro marrom e avental digitando e um munícipe com blusa preta de touca e ao lado uma criança de mais ou menos seis anos de blusa rosa pink, todos estão dentro de uma van com máscaras.

Texto: Mônica Quiquinato
Fotos: Wagner Orígenes

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), lançou em junho, a Unidade Móvel do CadÚnico para atendimento quinzenal de cadastramento e atualização do Cadastro Único nos bairros da cidade de São Paulo. Os munícipes de cada região também podem tirar dúvidas dos programas de transferência de renda e a situação do cadastro.

A cada quinze dias, quatro vans são instaladas em pontos diferentes de dois territórios estipulados pela Supervisão de Assistência Social e divulgados pelos serviços da assistência social. O calendário foi priorizado pelos distritos com maior concentração de cadastros desatualizados definidos pela Coordenação de Gestão de Benefícios. Até esta sexta-feira (25), a ação acontece nas regiões do Capão Redondo e Cidade Ademar. Na próxima semana, entre os dias 29/06 e 09/07, a ação ocorrerá em Sapopemba e Brasilândia simultaneamente.

“As ações são uma grande oportunidade para que as pessoas possam se cadastrar ou atualizar seus dados do CadÚnico”, explica a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella. “Muitos não tiveram acesso aos programas sociais e benefícios oferecidos às pessoas de baixa renda na pandemia por estarem com dados desatualizados”, completa.

Durante a última ação realizada no Grajaú, foram 2.273 atendimentos realizados, e 2.224 no Jardim Angela, entre os dias 1 e 11 de junho, aproveitando os espaços dos Centros Educacional Unificado (CEUs), Centro para Crianças e Adolescentes (CCAs), associações, organizações parceiras, Praças, entre outros, conforme disponibilidade nos locais.

Os atendimentos são das 09h às 16h, organizado em ordem de chegada com distribuição de senhas e seguem os protocolos sanitários, garantindo a organização das filas, medição de temperatura, máscara e álcool gel disponíveis aos munícipes.

CadÚnico

O CadÚnico permite o acesso a diversos programas sociais, como o Bolsa Família. Para cadastro, é preciso ter em mãos documentos de todos os membros da família, como RG e CPF. Comprovante de residência e declaração de matrícula das crianças e adolescentes não são itens obrigatórios, mas ajuda no momento do atendimento.

Endereços das vans

Grajaú: de 01/06 a 11/06

  • CEU Três Lagos: Rua Maria Moura da Conceição, s/nº - Jardim Belcito
  • Associação União Beneficente das Irmãs de São Vicente de Paulo de Gysegem: Rua São Lucas, 98 - Chácara Gaivotas

Jardim Ângela: de 01/06 a 11/06

  • CCA Instituto Rural: Rua Doutor Otavio Neves, 10 – Vila do Sol
  • ARCO Associação Beneficente: Rua Licínio Felini, 97 - Chácara Flórida

Capão Redondo: de 15/06 a 25/06

  • OSC Macedônia: Rua Jorge Colaço, 150 - Jardim Macedônia.
  • CIC Feitiço da Vila: Estr. de Itapecerica, 8887 - Parque Fernanda

Cidade Ademar: de 15/06 a 25/06

  • CCA Seara Bendita - AV YERVANT KISSAJIKIAN, 2858 - VILA MISSIONÁRIA
  • Praça Bacharel Fernando Braga Pereira da Rocha - altura da Av. Cupecê, 5.400/5.500

Brasilândia: de 29/06 a 08/07

  • Centro Comunitário Enrico Giust: Rua Santo Dias, 08 – Jd Paulistano
  • Fábricas de Cultura da Brasilândia: Av. General Penha Brasil, 2508

Sapopemba: de 28/06 a 08/07

  • CEDESP CIAP SÃO PATRÍCIO: Rua Esquivel Navarro, 677 – Sapopemba
  • CCA NOSSA SENHORA PAZ: Rua Gregório Petondi, 33 - Fazenda da Juta
     

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella, o prefeito Ricardo Nunes cumprimentando uma munícipe que está sentada e ao seu lado um adolescente com boné segurando os documentos. À frente está um atendente digitando no computador.

O prefeito Ricardo Nunes em frente ao púlpito com microfones, ao lado secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella, Luiz Fernando Francisquini, Coordenador de Gestão de Benefícios, Subprefeita do Campo Limpo, Cristiane Aparecida Neves Santos, Stefani Regina Campos De Menezes, Supervisora de Assistência Social Campo Limpo.