Crianças realizam saída para estudo do meio em Parelheiros

Cerca de 20 atendidos foram ao Parque Natural do Itaim para conhecer a grande área verde preservada

Crianças acompanhadas passando por uma pequena ponte durante trilha no Parque Natural do Itaim.

Texto: Ícaro Polo Domingues
Fotos: Acervo

O percurso educativo ocorreu na última segunda-feira (21), ainda durante o mês do Meio Ambiente. A saída partiu do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Clarice Lispector, administrada pela Associação ProBrasil, rumo ao Parque Natural do Itaim, local criado por compensação dos impactos ambientais e sociais causados pelas obras do trecho sul do Rodoanel na região. Através de uma das trilhas do parque se chega ao Centro Paulus, um espaço que abriga um hotel, um albergue e uma galeria de arte, além do turismo sustentável.

Com o objetivo de realizar uma saída alternativa, as crianças puderam desfrutar de locais nunca visitados antes mesmo estando perto da região de onde moram. A passagem pela trilha foi muito proveitosa, onde avistaram alguns animais silvestres. “Pudemos ver alguns bichos e todos esperavam ver um bugio, mas não foi possível”, afirmou o gerente do CCA, Jaison Pongiluppi Lara.

Após passagem pela trilha, chegaram ao Centro Paulus, um dos berços da antroposofia em São Paulo, para visitar a Galeria de Arte Casa do Rosário. Lá puderam apreciar diversas obras da arte popular brasileira e entraram em contato com o repertório de Graciliano Ramos, visto que muitas crianças também possuem laços nordestinos, mostrando a importância cultural da visita.

“Pude presenciar essas crianças da periferia recitando Rudolf Steiner em uma histórica casa antroposófica, foi algo incrível...”, completou Lara.

Para encerrar a visita, as crianças puderam desfrutar de um delicioso café da tarde repleto de bolos, tortas, canjicas e muito mais, antes de retornarem ao CCA.

Crianças visitam a Galeria de Arte da Casa do Rosário e apreciam as obras do local.