Crianças e adolescentes da Cidade Tiradentes criam robôs com materiais recicláveis

O serviço tem como projeto semestral apresentar diversas tecnologias

Duas crianças ajoelhadas em um chão azul mexendo na parte interna do robô. 

Texto: Marianne Seixas Abreu
Foto: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) – Arte Nossa, localizado na Zona Leste de São Paulo está com um projeto de tecnologia social para crianças do território.

O objetivo é instigar o interesse tecnológico nos conviventes e mostrar novas possibilidades através de ferramentas utilizadas no dia a dia. Dentro dessa ideia o serviço também propõe que as crianças criem itens tecnológicos a partir de coisas recicláveis ou coisas que já não utilizam mais dentro de casa.

As aulas acontecem toda quinta-feira e em uma dessas aulas foi proposto que juntando recicláveis, as crianças montariam um robô. Para a montagem foi utilizado: caixas de papelão, bocal, duas lâmpadas e pisca-pisca. Depois eles tiveram aula para a explicação de como funciona a instalação das luzes.

O projeto foi criado e elaborado pelo gerente do CCA, Agnaldo França, em conjunto com os orientadores socioeducativos e assistentes técnicos e está presente no plano semestral do equipamento.

A assistente técnica responsável, Andressa Pereira, conta que “quando o projeto foi pensado, o propósito era apresentar tudo o que compõe a tecnologia para os atendidos. Eles estão sempre conectados e aprender mais sobre como as coisas funcionam é incrível.”

Duas crianças com máscara ajoelhadas em um chão azul em frente ao robô.