Serviço de Assistência Social à Família (SASF) faz homenagem virtual ao Dia da Mulher

“Empoderamento Feminino” é o tema escolhido para a live do SASF Vila Maria, zona norte de São Paulo

Texto e imagem: Rosane de Pietro
 

Em um box azul, estão sobrepostas três fotografias na horizontal. Em cada fotografia, uma funcionária do Serviço de Assistência Social à Família, no momento do depoimento feito no evento pela internet.



Para conter a pandemia de Covid-19 e a alta de internações, o estado de São Paulo regrediu para a fase vermelha desde sábado (6) e permanecerá até 19 de março. Alguns serviços da rede socioassistencial que já haviam retomado as atividades presenciais, voltaram a preservar o isolamento social. A saída: eventos online.

A equipe técnica do Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Básica  (SASF) Vila Maria se organizou para fazer um evento virtual na sua unidade, transmitido ao vivo. Os técnicos prepararam depoimentos sobre mulher e empoderamento feminino que variaram desde exemplos de participação da mulher na evolução histórica à poesia e frases de valorização do feminino na família e no trabalho.

O empoderamento feminino não foi tratado apenas como uma frase feita, por muitos entendida como uma simples manifestação pejorativa por parte das mulheres. O termo empoderamento foi explanado como uma forma de interpretação da sua capacidade e do reconhecimento das funções que a mulher é capaz de desenvolver. A valorização do amor próprio foi tratado de forma leve e com linguagem direta, de modo a envolver os que assistiram o evento promovido em rede social do serviço.

A gerente do SASF, Silvani Luiz, relata que foi a primeira live da equipe técnica. “A gente precisa interagir com os munícipes da região, optamos por fazer um evento por meio da nossa rede social. Antes da pandemia, promovíamos oficinas que atendiam toda a região do Parque Novo Mundo, não podemos deixar de levar orientações. Nosso serviço atende cerca de mil famílias.”


Serviços da Rede socioassistencial destinados a mulheres:

A SMADS possui 31 serviços de atendimento específicos para mulheres, eles estão distribuídos pelo município e totalizam 2546 vagas. Os centros de acolhida e convivência contemplam diversas situações de vulnerabilidade e buscam proporcionar fortalecimento e autonomia para essas mulheres.

Existem centros de acolhida para mulheres em situação de rua (726 vagas), em situação de violência (100 vagas), para gestantes ou mães com seus filhos (50 vagas), para mulheres transexuais e travestis (60 vagas) e Centros de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM – 1610 vagas).

Os serviços disponibilizados pela SMADS podem ser acessados através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), Centros de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM) e Sistema de Garantia de Direitos.