Idosos do Centro de Acolhida Especial Morada São João recebem a segunda dose da vacina contra COVID-19

O serviço oferece acolhimento e alimentação para homens e mulheres acima de 60 anos

Idosa fazendo uso de máscara segura de maneira elevada o comprovante da vacinação em um espaço do centro de acolhida.

Texto: Juliana Batista
Fotos: Acervo

Nesta quarta-feira (17), os conviventes e funcionários do Centro de Acolhida Especial (CAE) para Idosos Morada São João receberam a segunda dose da vacina contra a COVID-19, a primeira dose aconteceu em 22/01. A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) República e o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), que já acompanham o serviço, estiveram também presentes na aplicação da nova dose.

O serviço conveniado à Organização da Sociedade Civil (OSC) Serviços Assistenciais Senhor Bom Jesus dos Passos, dispõe de 210 vagas para homens e mulheres com mais de 60 anos, que usufruem dos sete andares do equipamento. Os conviventes têm acesso à cinco refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia), acompanhamento psicológico e orientações advindas de assistentes sociais e técnicos orientadores.

A gerente do serviço, Marlene Ferreira da Silva, se mostra contente com a vacinação e o aceite dos conviventes: “Nós do Morada São João sensibilizamos todos os idosos a se vacinarem e a importância do cuidado com sua saúde e com a do próximo”.

O serviço expõe em todos os corredores informações de como higienizar as mãos, instruções de distanciamento e uso correto das máscaras. Há também dispensers com álcool em gel em todos os andares para facilitar a higienização constante das mãos.

Na área de convivência, a atendida Vilma Victória Lemos, agradecia a segunda dose da vacina e mostrou seu comprovante de vacinação para todos. “Eu estou muito feliz, espero conseguir viver com saúde por muitos anos”, relata a idosa.

Para evitar aglomeração, os colaboradores do Centro de Acolhida se preocuparam em agendar cada andar do equipamento em um horário específico, determinando os locais que cada um aguardariam o atendimento.

A convivente Sueli Fátima Camargo, que parecia apreensiva por conta da agulha, garante que não há motivos para ter medo: “não dói, e eu ainda estou protegida”, relata a atendida.

O Centro de Acolhida Especial para Idosos (CAE) Morada São João está localizado na Avenida São João, 1214, e tem como porta de entrada o Centro Pop Bela Vista.

Enfermeira aplica vacina em uma senhora de cabelos curtos que está posicionada de costas para a câmera, recebendo a vacina no braço esquerdo.

 

Enfermeira aplica vacina em uma senhora de cabelos ruivos que está posicionada de costas para a câmera, recebendo a vacina no braço esquerdo.