Centro de Referência do Idoso faz homenagem aos atendidos em especial de natal na 16º Mostra Cultural Online

Em meio à pandemia, o serviço da assistência social utilizou as redes sociais para levar alegria aos conviventes

A esquerda está a arte educadora Marilene Almeida dançando com os braços e pernas em movimento. Atrás dela, ainda no canto esquerdo, tem a decoração de natal com uma grande árvore enfeitada com laços dourados e vermelhos que se misturam entre os galhos e bolinhas prateadas, douradas e vermelhas. A direita na parte superior tem uma faixa com os seguintes dizeres: Décima Sexta Mostra Cultural, Feliz Natal e boas festas.


Texto: Rafaela Marcos
Foto: via Whatsapp

 


O Centro de Referência do Idoso (CRECI) deu as boas-vindas ao mês de dezembro realizando a tradicional Mostra Cultural, porém esse ano com um diferencial. O cronograma da 16º Mostra Cultural de 2020, ocorreu entre os dias 01, 03 e 04/12 com mais de 20 oficinas ministradas por arte educadores através de lives no Facebook. Em palcos diferentes para seguir as exigências de distanciamento e assim evitar aglomerações, cada apresentação teve duração de 30 minutos.

A fim de não sair do costume e ultrapassar as restrições sociais e de mobilidade causadas pela chegada da pandemia de Covid-19, a equipe do CRECI enxergou nas plataformas digitais uma maneira de levar entretenimento, diversão, cultura e alegria até as casas dos atendidos.

O serviço visa a melhoria da qualidade de vida através do processo de envelhecimento ativo e saudável dos idosos. A realização de um evento como a 16º Mostra Cultural é muito importante para toda a equipe, ainda que distante fisicamente em decorrência da Covid-19. "Buscamos incessantemente a aproximação através dos sentimentos e emoções transmitidas por meio de um trabalho que dignifique a pessoa idosa” comenta Claudia Alencar, gerente do CRECI. 

Na terça-feira (01), durante a tarde, com um breve discurso em agradecimento aos idosos, arte educadores, funcionários e parceiros do serviço, Claudia deu início ao evento. Ao fundo do cenário do lado esquerdo do vídeo, a enorme árvore de natal deixou claro o tema que viria a ser retratado ao longo dos três dias da 16º Mostra Cultural.

A primeira atração foi Marilene Almeida, arte educadora de zumba (prática de treino criada a partir da dança latina, na Colômbia, em 1990), com objetivo de mostrar as diferentes culturas presentes no país e também reforçar a matriz africana, ela trouxe os ritmos de lambada, afrodance e por fim, a música “Bate o Sino” na versão de Dudu Nobre no ritmo de samba, porém com uma categoria adaptada ao zumba.

Em seguida, com muita animação do início ao fim, foi a vez do educador Leo Santos, responsável por manter os corpos dos idosos em movimento com as etapas de ginástica localizada e para finalizar uma coreografia de dança. Durante a live, a gerente também participou da sequência de atividades.

Para finalizar o primeiro dia, mestre Zizo fez uma apresentação de capoeira e depois seguiu com as sequências de alongamentos. Para eternizar o momento, o mestre encerrou tocando berimbau em intenção a um ano novo mais próspero. “Que no ano de 2021 a gente possa retornar, mas não com cadeiras representadas apenas no vazio e sim, com a presença do nosso público” conclui.

O segundo dia do evento começou um pouco mais cedo e com agenda recheada direcionada a diferentes gostos. Na manhã de quinta-feira (3), os telespectadores do Facebook foram prestigiados com muita dança pela arte educadora Lídia Castro com dança sênior e o arte educador Ivo Greco com dança de salão. Em seguida, para equilibrar o corpo e a mente, Noeli Barne foi responsável pela sessão de relaxamento com as técnicas de respiração e posturas (asanas) de yoga.

O evento prosseguiu na parte da tarde com uma performance musical em homenagem aos idosos, do educador Fábio Júnior. E por fim, mestre Zuza finalizou o penúltimo dia matando a saudade do carnaval com muito samba com sua equipe de bateria.

Hoje (4), último dia de evento, as atrações também começaram mais cedo e se estenderão até a parte da tarde. Durante a manhã a programação foi mais calma começando com alongamento, inglês e coral. No período da tarde, quem estiver acompanhando a transmissão se animará com as apresentações de dança espanhola, violão e seresta e percussão.