Mais da metade dos serviços da assistência social retomam atividades presenciais

Os equipamentos da Proteção Social Básica reabrem com 20% da capacidade de atendimento

Refeitório amplo com duas mulheres e um homem que estão fazendo o uso de equipamentos de proteção individuais e servem refeição para criança de camiseta cinza e calça escura que está de costas para a lente. Os alimentos preparados estão expostos, sendo eles: arroz, feijão e batata.

Texto: Mônica Quiquinato
Fotos: Wagner Origenes

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), informa que os serviços da Rede de Proteção Social Básica continuam retomando os atendimentos presenciais desde o dia 07/10 com 20% da capacidade total e seguindo todos os protocolos e orientações sanitárias e de distanciamento social. Até o momento, das mais de 14 mil vagas, 5.743 foram retomadas.

Nesta fase, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acompanha os conviventes nos serviços com atividades oferecidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de cada território. Nessa etapa, os serviços recebem os atendidos mediante a testagem para diagnóstico de Covid – 19. Aqueles com resultado negativo, ou não reagente, podem retomar as atividades seguindo as orientações de segurança e distanciamento social. Os que testarem positivo, ou reagente, são afastados por mais sete dias.

Os equipamentos devem seguir os protocolos de higienização e organização dos espaços para distanciamento social, aquisição dos insumos necessários (alimentação, limpeza, materiais socioeducativos), fixação de material informativo, reuniões de equipe, além das atividades remotas.

Até o dia 30/11, dos 463 Centros para Crianças e Adolescentes (CCA), 337 serviços retornaram suas atividades presenciais, recebendo 4.693 crianças, dos 56 Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP), 25 retomaram as atividades presenciais, atendendo 597 pessoas, 8 Centros de Convivência Intergeracional (CCInter), estão atendendo 260 pessoas. Dos 43 Centros da Juventude (CJs), 12 já retomaram as atividades, atendendo 145 adolescentes. Três, dos cinco Circos Sociais também retomaram, recebendo 58 crianças.

Os serviços também estão atendendo e acompanhando as famílias remotamente.

 

Cozinha com sete mulheres usando equipamentos de proteção individuais preparam refeições em bancadas, com auxílio de batedeiras.

 

Quatro crianças e dois adultos utilizam máscara de proteção e estão em uma sala de paredes claras e chão escuro. As crianças e uma mulher adulta estão sentadas atentas com as instruções do homem adulto que está em pé.