Casa Verde dissemina conhecimentos sobre a rede socioassitencial

Oficinas preparam voluntários para compartilhar informações com a população do território

Doze pessoas posam para foto. Todas usam máscara e estão distanciadas umas das outras e também separadas em uma fileira de 8 pessoas em pé e as demais 4 pessoas agachadas.

Texto: Guilherme Fernandes
Foto: Acervo

No dia 20/07, o Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ) Casa Verde realizou duas oficinas para voluntários sobre como funcionam os serviços disponíveis à população pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS). Ao todo, 40 voluntários divididos em duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde, participaram das aulas.

A iniciativa partiu do próprio NPJ Casa Verde, com o apoio da Supervisão de Assistência Social (SAS) do território. O objetivo das oficinas é que com o conhecimento adquirido, os voluntários possam disseminar o que cada serviço da rede socioassistencial oferece, a fim de facilitar o acesso da população de cada bairro aos mesmos.

Dessa forma, a população também desenvolve uma maior compreensão de suas necessidades e direitos, além de entrar em contato com a rede com um vínculo pré-estabelecido e pronto para ser fortalecido. Para o gerente do NPJ Casa Verde, José Audeízio, “O munícipe virá até nós com uma certeza maior do que procura, o que facilitará para as equipes técnicas encontrar o serviço ideal para aquela demanda”, comenta.

O sucesso da primeira oficina de capacitação para voluntários foi motivo de celebração para a equipe do NPJ. “A receptividade foi muito alta por parte dos voluntários, todos estavam muito engajados”, comenta o assistente social Daniel Souto.

A Supervisora de Assistência Social da Casa Verde, Rita de Cássia, também esteve presente na oficina realizada na parte da tarde e comemora o sucesso, visando os próximos encontros, “os voluntários aprenderam bastante sobre a Proteção Social Básica, no próximo encontro esperamos trazer mais informações sobre questões jurídicas”, relata.

Por conta da pandemia do covid – 19, todas as medidas de higiene e precaução foram tomadas pra proteger os alunos e profissionais. Além do uso obrigatório de máscaras, álcool em gel também foi disponibilizado assim como distância segura entre todos os participantes.

Com o sucesso da primeira oficina, que até o momento não possui nome, o objetivo do NPJ é torná-la mensal, tendo em vista a amplitude de serviços oferecidos pela SMADS.