Projeto em Parelheiros promove dia especial para homenagear fortes figuras femininas

Exposição fotográfica “Registrando através da foto uma parte da sua história” dá destaque a luta por igualdade de direitos

Várias pessoas posam sorrindo para a foto em área interna.

Texto: Rafaela Santos
Fotos: Wagner Origenes 

Na última sexta-feira (10/03), dando continuidade a comemoração ao dia Internacional da Mulher, a equipe da LACE - Cidadania na Diversidade, unidade Parelheiros concluiu o projeto: “Registrando através da foto uma parte da sua história”. A exposição fotográfica homenageou funcionárias e voluntárias, mães e cuidadoras, a supervisora de Parelheiros, Adriana Rezende, e principalmente, as mulheres com deficiência intelectual e multiplas, que frequentam o serviço.

Os convidados foram recebidos com um café temático, o “Café da Roça” honrou seu título com muito pão de queijo, café com leite, bolo de fubá, entre outras delícias a mesa. Em seguida, os convidados participaram de uma roda de conversa abordando o significado do dia 8, e depois seguiram até a mostra fotográfica.

Funcionários da LACE abriram a exibição homenageando Haydeé Rocha, ex-coordenadora, que em dezembro de 2013 deu o seu último adeus aos amigos e familiares. A gerente Sandra de Sousa, 40 anos, nos conta qual foi o propósito da ex-coordenadora durante o tempo de trabalho: “Ela teve uma vida dedicada à causa da pessoa com Deficiência Intelectual e a luta por garantia de Direitos”.

O projeto como um todo seguiu por etapas até chegar a sua conclusão, a entidade contou com o apoio de voluntários que contribuíram com suas atribuições. Foram dois dias (4 e 5/03) de oficinas de maquiagem com as mães/cuidadoras, atendidas e mulheres da Equipe. Junto a essa oficina aconteciam as sessões de fotos realizadas por três fotógrafos profissionais também voluntários.

A sessão “Coisa de Mulher” expôs pequenos cartazes com figuras de representantes femininas, que tiveram papel importante na luta pelo espaço feminino na sociedade. E para completar, o mural “o que é coisa de mulher?” permitiu que todas pudessem expressar sua opinião sobre o posicionamento da mulher na sociedade. Para finalizar, os frequentadores assistiram a apresentação de dança Cigana e do Ventre, e de sobra tiveram uma aula rápida de dança do ventre.

A supervisora de assistência social (SAS) Parelheiros, Adriana Rezende, estava entre as mulheres que foram homenageadas no evento. Adriana fala um pouco mais sobre o objetivo e importância da iniciativa da LACE perante as mulheres deficientes que frequentam o serviço. “As mulheres com deficiência não se enxergam como pessoa por conta do preconceito na sociedade”, afirma. “O objetivo é fortalecer essa mulher, empoderar ela e mostrar que ela tem a capacidade de ser feliz independente da opinião alheia”.

Maria Pereira, mãe de Daniele Pereira, 26 anos, convivente há 6 anos disse ter adorado a programação do evento e tudo que foi abordado naquele dia, e ainda declara: “A LACE é como uma família para nós, eu confio abertamente para deixar minha filha aqui”, comenta.

Um mural com fundo preto tem vários bilhetes colados que incentivam a autoestima das usuárias.