Centro de Acolhida Especial realiza semana para celebrar o Dia Internacional da Mulher

O serviço ofereceu atividades de descontração como massagem e cine debate

Durante o mês de março, o Centro de Acolhida Especial (CAE) para Famílias Santana preparou uma programação diferenciada para celebrar o Dia Internacional da Mulher. A ideia era propor atividades que fugissem da rotina do serviço e possibilitassem algumas reflexões sobre temas contemporâneos.  	Tradicionalmente a celebração ocorre no dia 08/03, mas neste ano as atividades aconteceram do dia 04 até o dia 07. Elas tiveram início com a palestra “Empoderamento Feminino”, com a psicóloga Rosi Schwantes. A conversa abordou conceitos importantes como body positive, que busca valorizar aspectos do corpo das mulheres que por muito tempo foram considerados fora do padrão, além de outros aspectos como a importância da consciência coletiva frente à necessidade do feminismo. “Organizamos a palestra em três pontos, focando no reconhecimento da sua condição como mulher, na importância da autoestima e introduzimos uma nova maneira de pensar a respeito de si mesmo e os outros”, conta. 	No segundo dia, ocorreu a exibição do filme “Frida” da diretora Julie Taymor. Ele retrata a trajetória de vida da artista plástica Frida Kahlo, sobretudo o conturbado casamento com seu companheiro nas artes, Diego Rivera. O filme ganhador do Oscar de melhor trilha sonora em 2003, sensibilizou as mulheres que estavam presentes, que puderam desfrutar ainda de um café da tarde.   	Já nos dois últimos dias foram realizadas atividades de relaxamento. Primeiro, uma oficina de yoga seguida de um café da tarde. E no dia seguinte o serviço recebeu um profissional que realizou massagem Shiatsu nas conviventes. A técnica é muito eficaz para combater o estresse físico e melhorar a postura corporal, produzindo assim o relaxamento profundo do corpo.   	Kiara Felismino, de 16 anos, participou do primeiro dia de atividades e contou que achou a palestra muito educativa. “Existe muito machismo nesse mundo e essas palestras ajudam as mulheres a reconhecerem o seu valor”, conta.

Texto: Helena Teixera
Fotos: Wagner Orígenes

Durante o mês de março, o Centro de Acolhida Especial (CAE) para Famílias Santana preparou uma programação diferenciada para celebrar o Dia Internacional da Mulher. A ideia era propor atividades que fugissem da rotina do serviço e possibilitassem algumas reflexões sobre temas contemporâneos.
Tradicionalmente a celebração ocorre no dia 08/03, mas neste ano as atividades aconteceram do dia 04 até o dia 07. Elas tiveram início com a palestra “Empoderamento Feminino”, com a psicóloga Rosi Schwantes.

A conversa abordou conceitos importantes como body positive, que busca valorizar aspectos do corpo das mulheres que por muito tempo foram considerados fora do padrão, além de outros aspectos como a importância da consciência coletiva frente à necessidade do feminismo. “Organizamos a palestra em três pontos, focando no reconhecimento da sua condição como mulher, na importância da autoestima e introduzimos uma nova maneira de pensar a respeito de si mesmo e os outros”, conta.

No segundo dia, ocorreu a exibição do filme “Frida” da diretora Julie Taymor. Ele retrata a trajetória de vida da artista plástica Frida Kahlo, sobretudo o conturbado casamento com seu companheiro nas artes, Diego Rivera. O filme ganhador do Oscar de melhor trilha sonora em 2003, sensibilizou as mulheres que estavam presentes, que puderam desfrutar ainda de um café da tarde.

Já nos dois últimos dias foram realizadas atividades de relaxamento. Primeiro, uma oficina de yoga seguida de um café da tarde. E no dia seguinte o serviço recebeu um profissional que realizou massagem Shiatsu nas conviventes. A técnica é muito eficaz para combater o estresse físico e melhorar a postura corporal, produzindo assim o relaxamento profundo do corpo.

Kiara Felismino, de 16 anos, participou do primeiro dia de atividades e contou que achou a palestra muito educativa. “Existe muito machismo nesse mundo e essas palestras ajudam as mulheres a reconhecerem o seu valor”, conta.

A palestrante Rosi Schawantes conversando com as conviventes.