Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo do Ipiranga visita Museu do Futebol

A visita explicou de forma lúdica e interativa como esse esporte chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e cultura

Alunos do CEDESP em frente ao Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho.

Texto: Bianca Bezerra
Foto: Acervo

Os conviventes do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CAAP – Assistência Social ao Adolescente (ASA), localizado no bairro do Ipiranga, conheceram um dos museus mais visitados do país, o Museu do futebol.

A atendida, Giovana Souza de Almeida, ficou surpresa em alguns momentos. “Eu não sabia que no passado, negros e mulheres não podiam jogar, não conhecia chuteiras antigas, nem sabia que dava pra fazer bola com tampa de garrafa, caixa de fósforos e folha de papel, muito legal” relata Giovana.

Segundo a gerente do serviço, Regina Sartorio, o passeio do dia 28/02, propiciou aos visitantes a oportunidade de aprender sobre a história do futebol no Brasil de forma lúdica e recreativa. “Fez com que eles reconhecessem o esporte como uma expressão cultural significativa da história brasileira”, afirma Regina.

A jovem, Nicolle Silva Bernardo, se encantou: “a vista da arquibancada é incrível, e depois visitamos as salas com filmes e hologramas, conhecemos a história de ídolos nacionais, partidas históricas, eu adorei” declara Nicolle.