Prefeitura São Paulo conta com mais de 400 pessoas para atender população em vulnerabilidade social

Programa Operação Trabalho disponibiliza 72 novos beneficiários para auxiliar nas rotinas dos equipamentos públicos

Jovem entrega a via de contrato no lado esquerdo enquanto ao lado direito recebe a camiseta do programa para usar durante o trabalho

Texto: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Fotos: Wagner Origenes

Cerca de 70 novos beneficiários foram inseridos no Programa Operação Trabalho da Prefeitura de São Paulo nesta sexta-feira, 28 de fevereiro. O grupo integrará o Programa Agente SUAS, administrado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Assistência e Desenvolvimento Social. Com os novos beneficiários, a iniciativa passa a contar com 420 pessoas que atuarão em equipamentos da área de assistência social.

“Essa é uma oportunidade para os beneficiários conhecerem uma nova atividade profissional e fazerem relacionamento visando também o mercado de trabalho. Com as constantes transformações no mundo do trabalho, orientamos, no período que essas pessoas ficam nos programas sociais, sobre as possibilidades de empreender e gerar renda. O nosso trabalho é intenso para que haja uma breve passagem das pessoas por essas iniciativas a fim de que possam conquistar uma vaga no emprego formal ou se descubram como empreendedores”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Aline Cardoso.

O início das atividades para os novos 72 beneficiários está programado para a próxima segunda-feira, 2 de março. CRAS - Centro de Referência em Assistência Social, SAS - Supervisão de Assistência Social, CREAS - Centro de Referência de Assistência Social e o Centro POP - Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua estão entre os equipamentos públicos que contarão com as novas equipes que irão trabalhar no acolhimento ao público, em atividades administrativas e na orientação.

Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella, os beneficiários do Agente SUAS têm papel essencial na interface com o público que passa pelos equipamentos da Prefeitura. “Esse acolhimento é um diferencial, pois lidamos diretamente com pessoas em vulnerabilidade social e fragilizadas como a população de rua, pessoas em situação de violência doméstica que precisam ser bem direcionadas nos serviços”, ressalta.

Moradora do Campo Limpo, Larissa Camargo, de 27 anos, formada em assistência social e há oito meses desempregada, acredita que a experiência no Programa Agente SUAS a ajudará a voltar ao mercado de trabalho. “Será uma chance ótima para ampliar meu conhecimento prático para futuramente, aproveitar essa bagagem, atuando na minha área de formação”, afirma.

Os novos beneficiários estão todos sentados enquanto acompanham a fala da Alice de Lucena ao fundo da imagem

Homens e mulheres posando para fotografia junto as secretarias Aline Cardoso e Berenice Giannella