Oficina voltada para mulheres estimula reflexão sobre qualidade de vida

O serviço abriu espaço para incentivar a prática de atividades físicas

Mulheres sentadas em colchonetes se alongando com bambolês e bolas.

Texto: Helena Lima
Foto: Acervo

Buscando construir um ambiente seguro e acolhedor para as mulheres que frequentam o Centro de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM) Casa Zizi, o serviço localizado na Vila Prudente, vem realizando uma vez por semana, uma oficina voltada para a prática de exercícios físicos.

A oficina, que ocorre todas as quartas-feiras no período da manhã, teve início no dia 22 de janeiro deste ano e reúne cerca de 40 mulheres a cada encontro. A Auxiliar Administrativa, Larissa Cerqueira, conta que o objetivo é estimular o corpo através de atividades variadas. “Durante as aulas são praticados exercícios de alongamento, ginástica, exercícios com bolas, dança e expressão corporal”, diz.

Ela acrescenta ainda, que o objetivo da oficina vai além de promover integração entre as conviventes. “Esta oficina proporciona às mulheres atendidas da região, a prática regular de exercícios físicos, com o objetivo de manter a saúde e bem estar, não só na questão física, como também mental”, completa.

Além das atividades realizadas no próprio espaço, o serviço também promove caminhadas em praças e quadras públicas e visitas culturais para museus, cinemas, teatros e parques. Assim, proporciona novas experiências para as atendidas que não costumas frequentar esses locais.

A convivente L.S* concorda que a oficina vai muito além de proporcionar bem estar físico. “Além de fazer muito bem para o nosso corpo e saúde, temos uma excelente profissional, que além de professora, é nossa amiga. A aulas são muito proveitosas e divertidas, sou muito grata pela Casa Zizi proporcionar essa atividades para todas nós”, finaliza.

Além da oficina de Qualidade de Vida, o serviço oferece ainda aulas de Modelagem, Corte, Costura e Estética. As turmas começaram as atividades no final do mês de janeiro e a ideia é que o projeto permaneça pelo resto do ano.
*Nome preservado.