Segunda edição da Copa Consultório de Rua de Futebol reúne 19 times

O evento visou aprimorar a qualidade de vida e resgate da autoestima e da cidadania das pessoas em situação de rua

Imagens: Wagner Origenes
Texto: Gislaine Zanella


O Centro Poliesportivo do Parque da Mooca foi palco da segunda edição da Copa Consultório de Rua de Futebol, que reuniu 18 times, compostos por pessoas em situação de rua das seis regiões do município de São Paulo, e um time da equipe de Consultório na Rua. Nesta edição o primeiro lugar foi conquistado pela Vila Maria, o segundo Belém e em terceiro Mooca.

Por meio do esporte, o evento visou aprimorar a qualidade de vida e ajudar na reabilitação psicossocial e resgate da autoestima e da cidadania das pessoas em situação de rua, bem como a interação entre os conviventes. A iniciativa é acompanhada pelas equipes de Consultório na Rua auxiliando, assim, na redução de danos.

O campeonato é uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Esportes e Lazer, Saúde e Direitos Humanos e Cidadania. Os participantes receberam apoio das equipes para avaliação física, exames de saúde quando necessário. Durante os jogos houve a presença de médicos e enfermeiros das equipes de Consultório na Rua Bompar.

“Os jogadores mencionaram que aguardaram pela copa desde o ano passado, passando uma impressão de que já virou tradição a copa para os usuários. Além daqueles que fazem uso de alguma substância que se esforçaram para poder estar bem no dia do jogo”, revela a coordenadora do Consultório na Rua Bompar/SMS-SP, Marta Regina Marques Akiyama.

De acordo com o jogador do time que conquistou a taça este ano, Gidevaldo Conceição dos Santos, 28 anos, estas ações são de grande relevância. “Foi uma satisfação participar deste evento que busca melhorar a nossa qualidade de vida. E estou muito feliz porque meu time foi campão”, destaca.

A premiação foi o Troféu Hélio Souza, em homenagem a um dos idealizadores do projeto que faleceu no dia 15 de novembro.