Aulas de canto coral e flauta buscam desenvolver a prática musical no Jardim São Norberto

As oficinas que funcionam desde setembro contam com 200 participantes

Dez crianças, estão de pé, dentro de uma sala, lado a lado. Todos estão com flautas na mão e estão tocando o instrumento. Ao lado deles, há uma professora, com uma flauta na mão, dando instruções para os alunos.

Texto: Juliano Damasco
Fotos: Wagner Origenes

Localizado no extremo sul de São Paulo, no distrito de Parelheiros, o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) São Norberto, de responsabilidade da Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Jovens do Futuro, vem apostando na música como forma de integração entre seus conviventes e funcionários. Desde setembro, o serviço oferta oficinas de canto coral e flauta para seus 180 atendidos.

As aulas são ministradas pela educadora musical e regente de coral, Marion Loyola. No coral, 180 jovens de 6 à 14 anos participam, sendo divididas nas aulas da manhã e tarde. Já a de flauta, restrita para crianças e pré-adolescentes, tem o envolvimento de 20 alunos. O objetivo principal dessas oficinas que ocorrem nas quartas-feiras, em dois períodos, é descobrir talentos, mostrar a importância da musica em nosso cotidiano, usando a ferramenta musical como forma de aproximação entre os conviventes.

“Tem sido um momento muito rico, com diversas vivências e trocas de experiências entre os jovens. Estamos conseguindo promover a iniciação nessa linguagem artística à crianças e adolescentes através do canto coral, que estimula prática vocal coletiva, jogos rítmicos e melódicos, percussão corporal, e da flauta-doce .” declara Marion Loyola.

Essas duas oficinas se encerrarão em dezembro, no dia da “Cantata de Natal”, evento anual promovido pelo CCA São Norberto, onde as crianças se apresentam cantando e tocando instrumentos para seus familiares, a fim de trazer o encanto natalino que esta época do ano propicia.

O jovem Leonardo de Jesus, de 10 anos, acredita que a oficina pode ser a porta de entrada para seu sonho. “A cada aula que passa eu aprendo mais notas e vou evoluindo. Quero realizar meu sonho de ser cantor e agradeço muito ao CCA por essa oportunidade”, declara.

Nove garotas estão de pé dentro de uma sala, uma do lado da outra. Todas observam a professora que está sentada, tocando um teclado em cima da mesa. Algumas garotas seguram papéis em suas mãos