Oficina de horta visa o debate sobre meio ambiente em Parelheiros

A atividade foi promovida pelo Serviço de Assistência Social a Família e Proteção Básica no Domicilio (SASF) ProBrasil

Mulher remexendo em um recipiente cheio de terra e na frente outra mulher segurando uma muda. Ao fundo oito mulheres que também estavam participando da oficina.

Texto: Helena Lima
Fotos: Acervo

A construção de hortas foi o tema da última oficina promovida pelo Serviço de Assistência Social a Família e Proteção Básica no Domicilio (SASF) ProBrasil em parceria com o Instituto Pedro Matajs. O evento aconteceu na tarde dessa quinta-feira (10/10), e tinha como objetivo mostrar a importância dos alimentos frescos para uma alimentação mais saudável.

O encontro aconteceu na Casa de Artes ProBrasil, localizada em Parelheiros, e reuniu 22 pessoas A iniciativa buscava instrumentalizar os conviventes para que eles pudessem desenvolver sua própria horta dentro de casa, e por meio dela, estimulá-los a buscar conhecimento a respeito do cultivo de hortaliças e temperos, além de manejar a terra mesmo que em pequena escala. A oficina faz parte de um conjunto de ações que trabalham a questão do meio ambiente dentro do tema desenhado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, idealizado pela ONU em 2015.

Dessa vez, cada um dos participantes da oficina montou seu próprio arranjo com madeira e barbante, e ao final, puderam levar para casa mudas de cebolinha e alface roxa. A oficineira Leila Matajs explicou a importância desse tipo de atividade para o fortalecimento de vínculo entre a comunidade. “A oficina incentiva a preservação ambiental e desperta a atenção dos participantes para essa questão”, conta.

A psicóloga do SASF, Giúlia Lopes, conta que essa não é a primeira ação do serviço voltada para este tema. “Mês passado, as famílias produziram seu próprio terrário, o que possibilitou uma nova oportunidade de geração de renda”, ela completa ainda que o feedback dos participantes foi muito positivo e que eles estavam muito satisfeitos por terem contato com esse tipo de solução sustentável.
 

Muda de cebolinha plantada pelos conviventes