Acesso à cultura: conviventes do Centro Temporário de Acolhimento Butantã assistem espetáculo no Theatro Municipal

Para muitos, o passeio marcou a primeira ida ao teatro

 

Em um palco, cerca de 50 músicos tocam instrumentos como violinos, violoncelos, trompetes, trombones, flautas e baterias durante apresentação para plateia sentada

Texto: Guilherme Fernandes
Foto: Divulgação

O Theatro Municipal de São Paulo é um dos maiores símbolos de cultura na cidade, palco de grandes eventos e um dos teatros mais importantes do país. Um grupo de 26 conviventes do Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Butantã teve a oportunidade de conhecer o espaço e assistir uma apresentação musical no dia 14/07.

A iniciativa para o passeio partiu da própria unidade. O psicólogo do CTA, Pablo Teles, foi responsável pela organização por meio de contatos diretos com o teatro. De acordo com ele, o CTA já havia levado os conviventes para outros passeios, como o que os levou ao Museu do Futebol. “O intuito de irem ao teatro era de ocupar espaços que até então os conviventes só conheciam a fachada”, comenta.

No espaço, os conviventes além de conhecerem o teatro, assistiram ao espetáculo “Grandes Mestres”, no qual foram apresentadas sinfonias de Bach, Villa-Lobos, dentre outros compositores. Para muitos, o passeio marcou o primeiro contato com música clássica, como é o caso do convivente Diego Rodrigues, 28 anos. Ele comenta que nunca havia ido ao Theatro Municipal antes e que acreditava que música clássica era ultrapassada. “Não é algo que as pessoas da minha idade costumam ouvir, mas eu achei legal, é uma sensação boa”, afirma.

Já o convivente José Ricardo, 44 anos, relata que o acesso dos conviventes à cultura tem um caráter positivo. “É bom poder fazer algo diferente e São Paulo tem muitos atrativos culturais”, comenta.