Serviços da rede socioassistencial recebem ação solidária para fortalecer autoestima e renovar infraestrutura

Voluntários da Fundação José Luiz Egydio Setúbal transformaram 11 Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAs) e um Centro de Acolhida para mulheres

 

Quatro pessoas, entre crianças e voluntários, se abraçam em pé. Uma delas segura um celular em uma mão


Texto: Juliana Liba
Fotos: Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES)

Impactar vidas e gerar sorrisos. Esses foram os resultados de um final de semana em 12 serviços da rede socioassistencial, que receberam a terceira edição do projeto “Viagem Fantástica”, da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES). Realizada nos dias 20 e 21/07, a iniciativa contou com a participação de mais de 300 voluntários que proporcionaram uma ação solidária em quatro bairros da capital paulistana: Perus, Pirituba, Lapa e Pinheiros.

A equipe, formada por funcionários do Sabará Hospital Infantil e do Instituto PENSI, buscou renovar a infraestrutura de 11 Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAs) e um Centro de Acolhida para mulheres, mas priorizando a interação com os conviventes e funcionários.

Entre as ações, os voluntários realizaram atividades recreativas com os atendidos, manutenção de móveis, pintura, pequenas reformas, criação de novos espaços de lazer, doação de roupas, brinquedos e materiais. “O movimento foi, antes de qualquer coisa, um mover de humor, colaboração e parceria. Estamos muito gratos”, declarou a gerente do SAICA Beith Shalon, Maria Angélica Cabral de Alencar.

Visando atender a demanda da melhor maneira, foi realizado um mapeamento das necessidades de cada equipamento e arrecadação de recursos. Segundo a voluntária guardiã do SAICA Beith Shalon, Jaqueline Ionah Magalhães, o processo foi gratificante desde o início. “Tivemos um ciclo de confiança e responsabilidade, que mobilizou todos os participantes. Fico honrada de gerar mudanças e proporcionar alegria nessas crianças”, compartilhou.

Para o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Marcelo Del Bosco, essa ação impactou cerca de 8% dos serviços, o que pode fortalecer a autoestima dos conviventes e funcionários. “Estamos buscando cada vez mais essas parcerias porque são importantes para contribuir no trabalho socioeducativo e acrescentar vivências que auxiliam nos vínculos comunitários”, explica.

A edição de 2019 da “Viagem Fantástica” também contou com a participação de familiares, amigos e beneficiados das edições anteriores do projeto. O presidente da FJLES, Dr. José Luiz Setúbal, comemorou o engajamento de tantos voluntários na ação. “Um grande grupo de funcionários da Fundação se juntou a amigos e convidados em um final de semana de solidariedade. Neste ano a ação se deu em abrigos da cidade onde pudemos fazer as mais diversas atividades com as crianças e nas estruturas físicas dos prédios. Mais um ano de sucesso”, celebrou.

 

Menino brinca com espuma enquanto olha para cima sorrindo em pátio de esportes com parede grafitada e tela de proteção

 

Um quarto com beliche, travesseiros, roupas de cama, brinquedos e paredes amarelas decoradas com nuvens rosas e quadros de temática infantil pendurados nas paredes