"Gol de Cidadania": Cruz de Malta une futebol e aprendizado em projeto social

O principal objetivo é utilizar o esporte mais popular do mundo para trazer reflexões

 

Quatro bolas de futebol brancas e pretas juntas em cima de uma rede e uma bola verde clara e preta mais afastada, também em cima da rede. No lado direito, um muro com ilustrações coloridas

Texto: Guilherme Alferes
Foto: Acervo

 

O início do projeto “Gol de Cidadania” no Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto (SMSE-MA) Cruz de Malta, que é supervisionado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Jabaquara, aconteceu em 15/07.

Segundo o gerente do serviço, Paulo Henrique Xavier, a ação tem como objetivo utilizar a atratividade do futebol para suscitar discussões sobre temas como machismo, racismo, homofobia, entre outros, no esporte. “O futebol é um facilitador, é uma paixão nacional e utilizá-lo para fazer essas discussões é uma grande sacada”, completa.

O lançamento foi uma grande festa, contando com apresentações artísticas do grupo de percussão “O Zóio da Rua - Folguedos Populares”, formado por jovens do SMSE-MA Cidade Ademar, além de uma roda de conversa onde foi apresentado o projeto, nuances, perspectivas formativas e estrutura para os participantes.

A iniciativa, que conta com o financiamento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), ocorrerá duas vezes por semana, quando os treinos e as oficinas temáticas serão realizados. Xavier conta que o intuito é realizar visitas aos centros de treinamento dos grandes clubes de São Paulo, além de amistosos e um torneio com outros serviços entre maio e junho de 2020.

E.L.R., 16 anos, frequenta o serviço há 10 meses e diz estar ansioso para os torneios, além de destacar a importância das discussões. "A gente vai jogar bola, vai se divertir, mas também aprende coisas boas. Não podem acontecer coisas como machismo e racismo no futebol", ressalta.