SEAS Regional Sé resgata autoestima da população em situação de rua

Cortes de cabelo, barbearia, serviços de manicure, roda de violão e discussões sobre previdência social foram os destaques da ação

 

Dois homens sentados, com coletes verde e amarelo, o da esquerda tocando violão e o da direita cantando ao microfone, além de uma caixa de som preta sobre uma mesa preta

Texto: Juliano Damasco
Fotos: Divulgação
 

O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) Regional Sé, gerido pelo Instituto Fomentando Redes e Empreendedorismo Social (INFOREDES), é um serviço que, além de realizar abordagens e buscas ativas diariamente, também se caracteriza por promover ações sociais frequentemente. Desta vez, juntamente com o Centro de Acolhida Especial (CAE) para Idosos INFOREDES, o equipamento preparou uma ação dividida em dois dias para atender 100 usuários no espaço Missão Paz.

A primeira etapa foi realizada dia 10/06 e atendeu 40 pessoas, divididas em 20 mulheres e 20 homens. As atividades, que ocorreram simultaneamente, buscaram atender as necessidades das pessoas que são atendidas pelos serviços da rede socioassistencial da Sé. A ação teve início com uma roda de conversa sobre previdência social, em que os conviventes discutiram as principais mudanças de seus benefícios de aposentadoria e tiraram dúvidas com o técnico de seguro social.

De acordo com a gerente do CAE, Julita Portugal, ações como essas podem ser um diferencial na hora de fortalecer vínculos e estimular uma melhoria na autoestima dos atendidos e funcionários do espaço. "O principal objetivo era resgatar essa autoestima dos atendidos. Os idosos que participaram nos deram um retorno positivo das atividades, pois muitos deles não têm acesso às mesmas. Isso ajuda muito na valorização da de cada um", finaliza.

Após a roda de conversa foram ofertadas serviços como cortes de cabelo feminino e masculino, barbearia e esmaltação, em parceria com a Barbearia Studio Smith. Os orientadores socioeducativos do SEAS também articularam roda de violão, exercício laboral, maquiagem e interferência fotográfica. Além disso, pesagem e aferição de pressão foram realizadas em conjunto com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Sé. 

“Todos que nos atenderam foram caprichosos e atenciosos. Meu corte de cabelo ficou maravilhoso e minha barba ficou ótima”, destaca Jaime Marcon, 65, atendido pelo SEAS Regional Sé.

A segunda etapa da ação será realizada dia 24/06, das 09h às 16h, no mesmo espaço, desta vez para 60 conviventes divididos em 30 mulheres e 30 homens.

 

Barbeiro de camisa social azul com calça e colete pretos ajeitando a barba de senhor grisalho com barbeador elétrico. No fundo há um banner preto com o nome Studio Smith Barber