CTA Butantã oferece atendimento médico e promove campanha de vacinação contra a gripe

Pensando na saúde, o serviço de acolhimento trouxe equipe clínica para atender e vacinar seus conviventes

 

Convivente está em pé sendo vacinado por profissional da saúde, que usa jaleco branco, em parte externa do serviço

Texto: Bianca Bezerra
Fotos: Divulgação

 

O Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Butantã recebeu, no dia 28/05, a equipe de saúde do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (Bompar) de Pinheiros. O consultório móvel vacinou 80 atendidos contra o vírus da gripe e no próximo mês retornará para finalizar a campanha de vacinação.

Além desta campanha, a equipe Bompar presta atendimento médico gratuito aos conviventes todas as terças-feiras, prosseguindo com encaminhamentos necessários de consultas e exames.

A convivente,Jonir Beserra de Aquino, 69 anos, comenta o atendimento: “Eu acho muito bom, semanalmente o pessoal vem aqui e atende a gente, agora eu vou passar no oftalmologista”, explica.

A iniciativa surgiu após a equipe técnica do CTA perceber a carência da população em situação de rua em relação a serviços de saúde e se reuniu com os servidores públicos da Supervisão de Assistência Social (SAS) da região para tentar solucionar essa questão. As ações adotadas atualmente no serviço foram articuladas pela SAS Butantã, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a organização Bompar.

A gerente do serviço, Daniela Brito, explica a necessidade desse público receber o atendimento. “Os idosos, por exemplo, se encontram bem vulneráveis e sempre têm dificuldade em serem atendidos pela distância e dificuldade de locomoção”, comenta.

E foi pensando no grupo de idosos que outra ação ocorreu no dia 27/05, em que a Unidade de Referência em Saúde do Idoso, ligada ao Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CSEGPS), esteve presente no CTA. A convite da SAS Butantã, foi prestando atendimento exclusivo para os 15 idosos que o serviço acolhe.

Os conviventes com mais de 60 anos passaram por uma triagem, que serviu para identificar quais encaminhamentos para especialidades eram necessários. Após essa etapa, a equipe retornará para dar sequência ao acompanhamento do quadro clínico dos idosos.


Em mesa branca de plástico estão dois atendentes do serviço sentados e na frente deles, um convivente sentado e outro em pé em área externa