Jovens do Centro para Juventude Casa dos Meninos conhecem o Parque Ibirapuera

Para alguns foi a primeira visita ao local, como uma oportunidade de lazer e diversão

 

 Jovens garotos e garotas em ponte sobre lago dentro do Parque Ibirapuera

Texto: Guilherme Fermandes
Fotos: Divulgação

O Parque Ibirapuera, um dos cartões postais mais conhecidos de São Paulo e ponto turístico da cidade, conta com 158 hectares de área verde. Esse espaço foi visitado por 40 conviventes do Centro para Juventude (CJ) Casa dos Meninos, no dia 15/05.

Na visita, os garotos fizeram uma caminhada pelas trilhas do parque e puderam conhecer alguns dos museus, além de praticar esportes ao fim da visita. Observadores, os conviventes, com idades entre 14 e 18 anos, puderam perceber as diferenças entre o Ibirapuera e os parques da região onde moram, Guaianases.

De acordo com um deles, Victor Anderson, 18 anos, o parque é uma academia a céu aberto. “Onde moramos, os frequentadores dos parques vão à procura de lazer e para passar o tempo. No Ibirapuera, as pessoas vão para praticar esportes e ir aos museus”, conta.

Para a educadora Sabrina Oliveira, que acompanhou o passeio, os conviventes gostaram bastante. “A maioria nunca tinha ao parque antes, então estavam bem interessados”, comenta. Tanto o convivente Victor quanto a educadora Sabrina ressaltam que ao longo do passeio, todos puderam desfrutar das paisagens naturais do parque.

O CJ Casa dos Meninos é um serviço conveniado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) há cerca de 10 anos. O serviço visa a promoção do acesso da criança e do adolescente à cidade, bem como sua integração em locais públicos e também a convivência com a natureza. Atualmente 120 jovens de 15 a 17 anos e 11 meses são atendidos pelo CJ. Além disso, o Casa dos Meninos presta serviços à comunidade em que atua, promovendo eventos e reuniões com grupos de mães de conviventes, incentivando o empreendedorismo como fonte de renda e auxílio na procura de emprego.

 

Aproximadamente nove conviventes brincam no parque Ibirapuera rodeados por árvores e cordas para brincadeiras