Centro de Referência e Defesa da Diversidade promove sarau em celebração da diversidade e respeito às diferenças

Apresentações de dança, performances e poesias simbolizaram a luta contra o preconceito

 

Uma performer se apresenta para convidados, ao seu redor, sentados em cadeiras de madeira em sala do serviço

Texto e fotos: Bianca Bezerra


Dia 17/05 foi um dia de atividades culturais no Centro de Referência e Defesa da Diversidade (CRD). O sarau, realizado pelos conviventes e pela equipe técnica, celebrou o Dia Internacional contra a LGBTfobia.

Em espaço decorado com cartazes e bexigas coloridas que fizeram referência à data, os profissionais e atendidos realizaram apresentações musicais, declamação de poesia e exibiram vídeos que retratam a realidade das pessoas LGBTs.

Para o assistente social do serviço, Ricardo Calçada, eventos como esse servem de reafirmação para o combate à discriminação. “Absolutamente relevante para o atendimento da sociedade em defesa da comunidade LBGT e contra a homofobia são momentos como esse que relembram que é uma luta diária e contínua”, afirma.

Calçada também fala sobre o sentimento dos conviventes “Um momento de autoafago em que eles podem ser plenamente o que são. O CRD é um espaço de acolhimento que lembra a todo tempo que podemos existir do jeito que somos, sem nenhum direito sonegado”, ressalta.

Raisa de Oliveira, 27 anos, convivente trans do serviço, conta como se preparou para a apresentação e sua opinião sobre o evento: “Nós temos um camarim com roupas e maquiagens. Fui maquiada pela coordenadora Bruna, desci e fiz minha performance. Na minha opinião eventos assim dão destaque à nossa luta e aumentam nosso desejo de lutar”.

 

Convivente vestido de preto está com os joelhos no chão e braços para o alto em apresentação artística na sala do serviço com balões coloridos e um telão de projeção na parede ao fundo

 

Parede com ilustração de árvore marrom com folhas coloridas soltas ao vento. No meio das folhas alguns desenhos coloridos em moldura quadrada. Lê-se em destaque Centro de Referência e Defesa da Diversidade