Programa de Educação Previdenciária do INSS promove palestra para servidores da SMADS

Equipe técnica do INSS detalhou as características do Benefício de Prestação Continuada e da Contribuição Facultativa de Baixa Renda


Secretário-adjunto Marcelo Del Bosco ao lado de dois homens e duas mulheres em pose para foto de pé em sala do curso

Texto e fotos: Guilherme Alferes

 

No dia 08/05, o prédio da Gerência Executiva São Paulo/Centro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu a visita de 61 servidores da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) para um curso sobre Facultativo Baixa Renda e Benefício de Prestação Continuada (BPC), ambos vinculados ao INSS.

Segundo o gerente executivo São Paulo/Centro do INSS, Guilherme Gastaldello, essa foi a terceira edição do projeto, as duas primeiras ocorreram nos dias 09 e 25/04. A proposta surgiu de uma parceira entre Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), INSS, Centro Local de Inteligência do Juizado Federal de São Paulo e Juizado Federal.

A parceria entre esses órgãos se solidificou a partir do momento em que foi detectado um grande numero de pessoas que abriam processos judiciais contra o INSS por terem problemas tanto com o Facultativo de Baixa Renda, quanto com o BPC, devido à falta de informação. “Entendemos que somente com a informação correta no momento do cadastro é que podemos trabalhar essa prevenção de litígios, pois quando o segurado nos procura ele já está necessitando do benefício”, completa.

Anderson Azevedo, assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Capão Redondo, conta que ajudar os conviventes a terem acesso aos benefícios era uma tarefa muito complicada, já que os próprios servidores tinham dificuldades com o sistema do INSS, mas que depois da palestra assistida, conseguiram aconselhar melhor os acolhidos dos serviços. “São muitos detalhes que passam despercebidos, a gente ter essas informações é muito importante para poder aconselhar melhor os conviventes”, ressalta.

O secretário-adjunto da SMADS, Marcelo Del Bosco, esteve presente no evento e destacou a relevância da parceria que resultou nesses cursos, além de frisar a importância dos servidores se prepararem cada vez mais para melhor atender a população. “A função da nossa Secretaria é ajudar as pessoas que mais necessitam, é muito bom ver todos vocês aqui, esse interesse só demonstra o quão sério é o trabalho realizado”, destacou.

Gastaldello revelou ainda que ocorrerão, no mínimo, mais três palestras como essa. A próxima já está confirmada para o dia 22/05 e as outras duas ocorrerão no mês de junho.

 

Palestrante fala ao microfone em pé com mesa de madeira ao fundo e um telão de projeção no qual se lê o título Facultativo Baixa Renda cinco por cento, entre outros dizeres