ESPASO recebe palestra com representantes da APAE

Servidores da SMADS participaram de curso sobre deficiência intelectual em idosos

 Três palestrantes em pé com tela ao fundo para projeção em uma sala com cadeiras verdes na qual cerca de sete participantes se encontram

Texto e fotos: Guilherme Alferes

Na sexta-feira, 03/05, representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) estiveram no Espaço Público do Aprender Social (ESPASO) para oferecer um curso destinado à capacitação dos colaboradores de diversos serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

O curso, que teve como tema a inclusão social de pessoas idosas com deficiência intelectual, é fruto de uma parceria da SMADS com a APAE e contou com a presença de aproximadamente 50 participantes ligados a serviços como os Núcleos de Convivência do Idoso (NCIs) e Núcleos de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPDs).

A APAE é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual e apoia sua inclusão social. Atua desde o nascimento até o processo de envelhecimento dos atendidos, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.

No dia 10/05 a atividade será replicada para outros 50 servidores. De acordo com a terapeuta ocupacional da APAE, Thalita Fernandes, as duas aulas fazem parte da primeira fase de um processo maior que envolve também visitas aos serviços para avaliar a necessidade ou não de ações mais específicas.

Segundo Mariangela Santana, servidora da Proteção Social Básica da SMADS, a palestra agrega valor aos serviços. “A deficiência intelectual não é facilmente identificada, muitas vezes não apresenta estereótipos, um curso como esse é importante para que as pessoas possam detectá-la”, completa.

Mariangela também destaca a importância do evento para ajudar a fortalecer o que ela chamou de “uma parceria muito feliz” entre APAE e SMADS.

 

Em sala de aula cerca de trinta pessoas assistem curso da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais