SMADS recebe pesquisadores americanos para discutir acolhimento institucional e familiar

Conversa inicia tratativas para acompanhar crianças acolhidas pela Prefeitura de São Paulo com fins acadêmicos

 

Secretário da SMADS, Marcelo Del Bosco, junto aos pesquisadores americanos e funcionários da Secretaria em um total de dez pessoas em pose para foto

Texto e foto: Thiago Crivelaro 

 

A Coordenação de Proteção Social Especial (CPSE) da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) recebeu pesquisadores acadêmicos para discutir pesquisa desenvolvida pelas universidades de Harvard, Maryland e Tulane sobre o impacto de cuidados institucionais e familiares no desenvolvimento de crianças da Primeira Infância. A proposta é conhecer como atuam os serviços para esse público-alvo sob a administração da Prefeitura de São Paulo e em outro momento, acompanhar crianças por período de tempo determinado a fim de tomar conhecimento de sua evolução intelectual e afetiva.

A Secretaria possui atualmente 129 Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças, Adolescentes e Jovens (SAICAS), fornecendo uma ampla rede socioassistencial ao município de São Paulo com  2.360 vagas. Devido a essa característica de acolhimento institucional em todas as regiões da cidade, promovido pela pasta, as universidades americanas enviaram pesquisadores doutores para uma explicação inicial sobre a hipótese de pesquisa do projeto.

O estudo coloca a preocupação com o desenvolvimento de crianças da Primeira Infância quando acolhidas por instituições governamentais e quando levadas para acolhimento em famílias adotivas, comparando desenvolvimento intelectual, psicológico e social desses acolhidos.

Na ocasião, o coordenador da Proteção Social Especial, Nelson Aldá, explicou os desafios do acolhimento institucional frente às desigualdades sociais que atuam juntas e constituem obstáculo quando se tenta promover a qualidade de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Ao fim, o secretário Marcelo Del Bosco compareceu à reunião para prestigiar o encontro e agradecer pelo interesse em conhecer os serviços da SMADS.