2ª edição do workshop “Segunda sem Carne” acontece no ESPASO

Servidores da SMADS são apresentados à culinária vegetariana com receitas especiais

 

Chef de cozinha e assistente atrás de balcão com pano preto no qual estão um cooktop de duas bocas e uma penela de alumínio na qual o chef mexe a comida com uma colher metálica

Texto: Guilherme Alferes
Fotos: Divulgação

Nos dias 22, 27 e 28/03 aconteceu, no Espaço Público do Aprender Social (ESPASO), o 2° Workshop do Programa Mundial “Segunda sem Carne”. A ação foi promovida por uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

Segundo a organização, 114 pessoas, entre Gestores dos Serviços, Gestores de Parceria e cozinheiros dos Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs) e dos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAs), tiveram a oportunidade de participar do evento.

Organizado pelas nutricionistas Célia Maria Vairo e Marcia Maria Rodrigues, o workshop contou com palestras e demonstrações práticas de receitas, dividido entre turmas de manhã e a tarde, para que os servidores aprendessem detalhes sobre a comida vegetariana.

“Segunda Sem Carne” é uma campanha de organizações que defendem o vegetarianismo pelo mundo todo, e no Brasil é encabeçada pela SVB desde 2009, sendo apoiada pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, com a participação das Secretarias Municipais de Educação (SME) e a do Verde e Meio Ambiente (SMVA). A ideia da campanha é que as pessoas comecem a aderir à culinária vegetariana pelo menos uma vez por semana.

A assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Santana, Milena de Souza, esteve presente no dia 28/03 e disse que aprendeu, além de cozinhar, a apreciar esse tipo de comida. “Muitas vezes é mais fácil que fazer uma proteína animal”, completa.

De acordo com Célia Vairo, a ação não será imediatamente implementada nos serviços da SMADS, mas poderá servir como uma variação na alimentação dos conviventes. A nutricionista também cita que, devido ao sucesso, há a possibilidade de uma terceira edição do projeto acontecer no segundo semestre de 2019.
 

 

Pessoas presentes no curso do ESPASO sentadas em cadeiras com prancheta de apoio em um total de 17 participantes