SAS Santana promove primeiro encontro do projeto “Cuidando do Trabalhador do SUAS”

Com foco na preparação psicológica dos Assistentes Sociais, projeto propõe técnicas de atendimento e relacionamento

Trinta e seis participantes do evento em pose para foto, no total de trinta mulheres e seis homens, alguns agachados e a maioria em pé

Texto: Bianca Bezerra
Fotos: Divulgação

O encontro viabilizado pela Supervisão de Assistência Social (SAS) Santana aconteceu dia 29/03 e tratou sobre questões de enfrentamento às situações do dia a dia dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que, a longo prazo, podem impactar diretamente suas vidas.

Após um agradável café da manhã, os 36 trabalhadores da rede socioassistencial que estavam presentes assistiram a uma palestra educativa com enfoque no cuidado com o profissional que lida frequentemente com a tensão de questões sociais delicadas. A palestra foi ministrada pela diretora executiva da Universidade Internacional da Paz, Nelma Silva Sá.

Atendendo às sugestões dos profissionais, pensando na qualidade de vida dos mesmos e visando melhores resultados dos serviços prestados, tornou-se necessário promover encontros para reflexão e suporte operacional, traçando uma linha estratégica de gestão de modo que se estabeleçam maneiras mais leves e saudáveis de trabalhar.

O projeto, que faz parte do programa “A arte de Viver em Paz”, permitiu rodas de conversa, dinâmicas em grupo e ensinamentos de como lidar com questões complexas sem prejudicar a saúde emocional do profissional.

Segundo a assessora técnica, Vincezina Sposito, este foi o primeiro de três encontros que serão realizados com novos palestrantes e outros enfoques nos próximos meses. “É um trabalho coletivo, fruto de planejamento prévio, em que se pretende atender a demanda dos próprios profissionais, por isso recebemos ao final de cada trabalho uma avaliação e sugestão de temas a serem abordados”, comenta.

O próximo encontro acontecerá dia 12/04 para dar continuidade às discussões com os assistentes sociais.