Crianças e adolescentes do CCA São Norberto enfeitam fachada do serviço com pintura em grafite

30 jovens conviventes participaram do projeto de pintura na parte externa do ambiente

 

Sete jovens, uma menina e seis meninos grafitam parede externa do serviço. Um deles está olhando em direção à câmera. Um cenário com abelhas, pássaros, nuvens e grama verde está sendo pintado

Texto: Bianca Bezerra
Fotos: Divulgação

 

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) São Norberto, conveniado à SMADS por meio da Organização da Sociedade Civil (OSC) Associações Jovens do Futuro, permitiu que jovens de 12 a 15 anos estudassem a arte milenar do grafite, além de propiciar que os mesmos exercessem sua criatividade, dando liberdade durante o processo de criação e gravação das pinturas nas paredes do próprio serviço.

O CCA, acompanhado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Parelheiros, ofereceu semanalmente oficina artística de grafite aos conviventes com o professor e oficineiro Bruno Freitas desde o final do ano passado. No mês de fevereiro, os conviventes puderam colocar em prática tudo que aprenderam ao grafitar belíssimas e coloridas ilustrações na fachada do CCA.

O gerente do serviço, Fábio da Rocha Sousa, conta que as atividades permitiram que eles enxergassem o serviço como um lar. “A maior contribuição que deixamos a eles foi o respeito pelo lugar em que estão, a consciência de que é preciso cuidar , zelar do espaço que é de todos que ali frequentam”, comenta.

O jovem Franklin Ribeiro da Silva, 13 anos, ajudou na pintura e relata: “A sensação de você mesmo pegar no spray e realizar a arte é muito boa”, afirma.

A cada três meses o Centro realiza uma oficina diferente. As oficinas anteriores foram de música e capoeira.

 

Fachada do serviço depois de finalizado o trabalho de grafitagem. Desenhos de nuvens, pássaros, rios, borboletas, flores e vegetação na parede externa