Oficina artística permite reconhecimento da autoestima e inserção no mercado de trabalho

Técnicas para atuação profissional são foco da atividade no CRD

 

Usuário do serviço se maquia sentado diante do espelho

Fotos: Divulgação
Texto: Bianca Bezerra 

O Centro de Referência e Defesa da Diversidade (CRD) explora o viés artístico de seus acolhidos através da oficina “Drag Além”, ministrada pelo ator e oficineiro Alan Young. A oficina teve início em novembro de 2017 e acontece semanalmente, sempre às quartas-feiras. Nela são abordados os ofícios da maquiagem, caracterização, dança e dublagem. A média de alunos varia de 10 a 15 integrantes por aula.

O objetivo inicial era capacitar os assistidos para atuar no ramo de eventos artísticos como casas de show, festas de casamento e aniversários, entretanto, com o decorrer da oficina, notou-se a importância das atividades no exercício da autoestima e autoconhecimento para seus participantes. “Eles encontram na atividade um espaço para vivenciar novas experiências e um caminho para iniciar suas transformações”, relata o assistente técnico Paulo Rogério da Silva Turnes.

Com apresentações a partir do desempenho e das técnicas aprendidas, os acolhidos são estimulados e encorajados a identificar seu próprio processo interno de construção com relação à identidade de gênero.

Além do empoderamento identitário, a oficina fornece certificado, colaborando para a inserção no mercado de trabalho.

 

Usuárias do serviço montadas de drag queens em pose para foto