Orquestra Infantojuvenil emociona CRAS Vila Prudente

Apresentação de fim de ano une pais e filhos em torno da música

 

Maestro rege crianças do CRAS enquanto plateia acompanha de pé

Texto: Guilherme Fernandes
Fotos: Divulgação

Treze integrantes da Orquestra Infantojuvenil do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Construindo o Futuro realizaram uma apresentação no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Vila Prudente na quarta-feira, 05/12.

A orquestra, composta por jovens de 6 a 16 anos, interrompeu momentaneamente os atendimentos do CRAS, disseminando o clima natalino para conviventes e funcionários. Para a coordenadora do CRAS, Márcia Nascimento, a apresentação dos jovens trouxe uma oportunidade marcante: “Foi muito legal, os usuários ficaram emocionados”, comenta.

A Orquestra Infantojuvenil foi formada em 2014, após uma apresentação no Colégio João XXIII, com a orquestra de Ferraz de Vasconcelos, regida pelo maestro Lázaro José de Oliveira. O convite partiu do presidente da Organização da Sociedade Civil (OSC) Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente, Newton Zadra. A partir de então foi feito outro convite para a formação da orquestra com usuários do CCA.

O intuito da composição do grupo era remover as crianças e jovens das ruas por intermédio da música e da cultura, de acordo com o próprio maestro: “Dê um instrumento a uma criança e ela jamais pegará uma arma”.