Saúde e beleza são foco de ação conjunta no CTA Liberdade

Conviventes em roda ouvindo palestra sobre saúde

Fotos: Célio Amorim
Texto: Guilherme Fernandes

A tarde de sexta-feira, 16/11, do Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Liberdade, foi marcada por cuidados à saúde, beleza e atividades musicais. A unidade em conjunto com o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) Sé, realizou a ação visando o bem-estar, autoestima e qualidade de vida dos conviventes. Aproximadamente 30 pessoas participaram da iniciativa.

De forma inédita, a iniciativa teve como objetivo intensificar a aproximação entre o CTA e os usuários, que em sua maioria são da região da Praça da Sé. Os conviventes participaram de três atividades; corte de cabelo, roda de violão e atendimento técnico. De acordo com Célio Amorim, gerente da unidade, foi um momento de integração e também de autopercepção. “Os conviventes gostaram muito da oportunidade de cuidar da saúde e da aparência”, acrescenta.

Um dos conviventes também foi voluntário ao realizar os cortes de cabelo, sendo 18 no total. Já na roda de violão a participação foi mais ativa, que por meio da música se expressaram realizando uma pequena batalha de rap.

O evento contou com a participação do Instituto Fomentando Redes e Empreendedorismo Social (INFOREDES). O INFOREDES foi fundado em 2008, já com o intuito de diminuir a exclusão social e fortalecer a estrutura familiar a partir de políticas públicas em conjunto com outras instituições da sociedade civil, do poder público e do setor privado, nacionais e internacionais em um diálogo de sustentabilidade e responsabilidade social.

O CTA e o SEAS estão estudando a viabilidade de tornar a ação mensal, com o intuito de atrair mais conviventes. Os próprios conviventes sugeriram para que em um próximo evento, instrumentos de percussão sejam trazidos para mais atividades musicais.
 

Conviventes recebendo cortes de cabelo