CCInter Parque Novo Mundo celebra Outubro Rosa

 Palavra "Outubro Rosa" formada na parede com a cor rosa

 

Fotos: Divulgação
Texto: Juliano Damasco

O mês de outubro foi um pouco mais rosa do que o habitual para as conviventes do Centro de Convivência Intergeracional (CC Inter) Parque Novo Mundo. O serviço promoveu duas atividades alusivas ao Outubro Rosa, movimentando mais de 30 mulheres do serviço localizado na zona norte paulistana.

No dia 24/10, o CCInter proporcionou um encontro de prevenção e orientação ao câncer de mama, que teve a presença de técnicas de enfermagem, equipe de psicólogos, assistentes sociais e pedagogas. O encontro ofereceu palestras socioeducativas sobre o tema, ministrado pelo psicólogo José Porfírio, junto com a convidada Norma Queiroz, que, além de psicóloga, é enfermeira. Além disso, houve uma roda de conversa espontânea, onde elas podiam compartilhar opiniões umas com as outras. Ao final do encontro, foi realizado um coffee break para todos os presentes.

“O encontro foi muito positivo. Isso agrega por estar junto de mulheres que passam diariamente por situações parecidas e também por saber que todas lutam pelo mesmo objetivo, que é o de sermos olhadas, amadas e, acima de tudo, aprendermos a cuidar de nós mesmas”, revela a convivente do CCInter, Samantha Ferreira.

Já no dia 26/10, ocorreu a “Zumba Rosa”, atividade temática e dançante, que visou alertar todos sobre o câncer de mama por meio da Zumba, programa fitness inspirado principalmente pela dança latina.

Para Juari Figueroa, educador físico do CCInter, a zumba é uma atividade extremamente válidas, pois ajuda de diversas maneiras. “Além do divertimento, a atividade ajudou na conscientização do autoexame, sendo também importante na saúde preventiva. A zumba também ajuda o condicionamento físico, sistema cardiorrespiratório, resistência, força, flexibilidade, tonificação dos grupos musculares, melhora no desempenho das atividades habituais cotidianas e queima calorias, fatores que também contribuem para a prevenção da doença”, completou.

Coniventes do CCInter assistindo a palestra sobre orientação e prevenção ao câncer de mama  

Mulheres conviventes do CCInter participando de uma aula de zumba na quadra do serviço