Programa Transporte Social Sustentável forma 29 conviventes do Arsenal da Esperança

Todos posando para a foto com seus canudos na formatura

Fotos: Gislaine Zanella
Texto: Gislaine Zanella e Guilherme Fernandes

Recomeçar com foco na conquista de autonomia é mais viável quando são fornecidos subsídios, apoio e segurança. O programa Transporte Social Sustentável, parceria entre poder público e iniciativa privada, nasceu com este objetivo e agora já está colhendo os primeiros frutos. No dia 31/10, 29 conviventes do Centro de Acolhida Arsenal da Esperança se formaram nos cursos ofertados por meio dessa iniciativa.

Homenagens, reconhecimento e emoção marcaram o evento realizado no Auditório da Escola SENAI. A ação da SMADS, contou com o apoio da Scania e SENAI Ipiranga.

A parceria inicial foi entre SMADS e Scania, empresa fabricante de caminhões que foi convidada para conhecer os desafios de responsabilidade social na cidade de São Paulo. A ação teve como foco o Centro de Acolhida Arsenal da Esperança, voltada à capacitação profissional. Na ocasião, a Scania contratou o SENAI para ministrar dois cursos e foram realizadas várias palestras de executivos da Scania e coordenadores das unidades envolvidas do SENAI.

Os candidatos foram selecionados a partir de suas aptidões e experiências profissionais anteriores como motoristas, ajudante de mecânicos dentre outros, assim como o seu nível de escolaridade. Ambos os grupos participaram de workshops realizados pelo SENAI e pela SCANIA.

Foram realizados dois cursos, o Auxiliar Mecânico Automotivo e Auxiliar de Transporte, Movimentação e Distribuição.

Para o nordestino, Eridson Alves da Silva, que chegou em São Paulo esse ano, o curso foi uma reinvenção para seus novos projetos de vida. "Eu trabalhava na área de telefonia móvel na minha cidade e ao chegar aqui fui bem acolhido pelo Arsenal da Esperança, Scania e SENAI. O curso me deu novos horizontes no mercado de trabalho”, conta.

Os currículos atualizados já serão disponibilizados com as novas qualificações técnicas para a Prefeitura e outras empresas com vagas de trabalho disponíveis.

A assessora Dayane Saraiva cumprimenta o formando

Formando Eridson segurando seu canudo

Dayane Saraiva junto com os representantes da SCANIA e SENAI