Grupo Valerias celebra Halloween no Complexo Zaki Narchi

Gerente Cleiton e conviventes do serviço fantasiados de halloween no Sarau

Fotos: Divulgação
Texto: Guilherme Fernandes

O final de outubro do Complexo Zaki Narchi foi marcado por festividade. O motivo foi a celebração do Sarau de Halloween no Centro POP Vila Maria, organizado pelo grupo Valerias, formado por travestis e mulheres transexuais conviventes do serviço. O evento, promovido no dia 26/10, contou com apresentações de atores da rede socioassistencial e teve a participação de 130 pessoas.

O Valerias foi idealizado em 2014, junto com a fundação do Complexo, para atender uma demanda no Centro POP. O grupo tem como objetivo fortalecer e dar resistência aos conviventes transexuais e travestis que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Graças às reivindicações do grupo, junto da sensibilização dos profissionais que atuam no Centro POP que apoiam a diversidade, o coletivo conquistou importantes vitórias que tornou o acolhimento mais íntegro para todas, como por exemplo, a construção de quartos e banheiros separados para as moradoras, bem como reuniões semanais realizadas no próprio espaço para debater melhorias.

Para a ex-convivente do espaço, Clei Thompson, que realizou uma performance na festa, foi um momento de grande emoção se apresentar para os demais conviventes. “Sou muito grata por esse espaço que me acolheu quando eu mais precisava. Hoje estou na minha casa e sou muito grata por tudo que fizeram por mim neste lugar”, relata.

A abertura do evento foi feita pelo próprio coordenador do Centro POP, Cleiton Alves Leandro Viana, e performances de Amanda, da Casa Florescer; Anita e Dani Pinheiro, do Grupo Mexa; Larissa Lee, do Centro de Referência da Diversidade (CRD) e uma apresentação de vídeo de uma oficina de audiovisual , com o apoio da Kinoforum e Tony Ericson.

Em um fundo de decoração de halloween, uma convivente cadeirante sorri
 

Convivente trans assistindo ao Sarau