Programa Trabalho Novo contrata venezuelanos

Fotos: SECOM
Texto: Mônica Quiquinato

Secretário Filipe Sabará participou hoje (25), com o prefeito Bruno Covas, da cerimônia que oficializou a contratação de 28 imigrantes venezuelanos pela empresa Trevo Ambiental por meio do programa Trabalho Novo.

Os venezuelanos contratados, que estão acolhidos na rede socioassistencial, irão atuar no perímetro da zona norte e começarão a trabalhar em novembro. A iniciativa atende a uma reivindicação por trabalho dos próprios imigrantes. Em parceria com a ONG Rede Cidadã, o programa desde seu início já realizou 2.522 contratações.

O secretário mencionou os esforços dos venezuelanos que estão trabalhando e enfatizou que é preciso dar atenção aos imigrantes. “Nosso objetivo é acolher os imigrantes venezuelanos em São Paulo e dar oportunidade de trabalho para conseguirem sua autonomia”, afirmou Sabará.

O Programa Trabalho Novo busca inserir pessoas em situação vulnerável no mercado de trabalho e promover uma melhoria de vida, assim como o resgate à cidadania. A iniciativa atende uma reivindicação por trabalho da própria população e é realizada por meio das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), de Desenvolvimento Econômico e de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com a ONG Rede Cidadã, especialista em geração de oportunidade de trabalho para cidadãos vulneráveis socialmente.

Para atingir seus objetivos, o programa conta com empresas solidárias, que ajudam a mudar o destino de todos os beneficiados sem nenhuma contrapartida e fazem de São Paulo uma cidade mais humana. Desde seu início, em 2017, o programa já capacitou 4,9 mil pessoas, sendo que 300 delas já atingiram sua autonomia e não estão mais nos centros de acolhimento.

Os participantes do projeto são atendidos nos centros de acolhimento da Prefeitura, que são encaminhados pela rede socioassistencial do município de acordo com seu perfil. Todos passam por uma capacitação socioemocional na metodologia “Autoconhecimento e gestão emocional na formação de jovens para a vida e trabalho”, da Rede Cidadã. Em seguida, assumem os postos de trabalho.