Programa Trabalho Novo é case de sucesso em Fórum Ibero-americano

 
 Fotos: Divulgação
 Texto: Mônica Quiquinato


O I Fórum Ibero-americano sobre o Fenômeno de Pessoas em Situação de Rua aconteceu entre os dias 03 e 05 de outubro, em Bogotá, Colômbia. É um evento de caráter internacional com a participação de 22 países ibero-americanos para trocar experiências, definir estratégias e buscar soluções para as cidades que atingem grande número de pessoas nessa situação.

Durante os três dias, as cidades participantes do Fórum apresentaram seus cases de sucesso de políticas públicas sobre o assunto em mais de 40 painéis para um público de mais de mil pessoas. Por São Paulo, o Programa Trabalho Novo foi apresentado pelo assessor técnico Helton Paris, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, no segundo dia (4) do painel 4 – Desenvolvimento Econômico Sustentável.

O evento configura numa oportunidade de troca de experiências para soluções das grandes cidades. “Muitas pessoas quiseram saber mais do programa. Trata-se de um trabalho já consolidado, consistente e com resultados muito relevantes. A sensibilização e participação da iniciativa privada e o acompanhamento de realizado pessoalmente após a contratação para que a pessoa nessa situação conquiste sua autonomia, foram os dois principais pontos destacados pelos representantes das cidades presentes”, menciona Paris sobre o sucesso do programa em sua palestra no Fórum.

O Programa já contratou mais de duas mil pessoas e conta com empresas solidárias, que ajudam a mudar o destino de todos os beneficiados sem nenhuma contrapartida e fazem de São Paulo uma cidade mais humana. Foram mais de 4,7 mil pessoas em situação de rua capacitadas e 300 delas já atingiram sua autonomia e não estão mais nos centros de acolhimento.