Mostra Cultural estimula a criatividade das crianças e adolescentes do SAICA Nova Geração

Fotos: Divulgação
Texto: Juliana Liba

O último sábado, 06/10, foi um momento de cultura e criatividade para os conviventes do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) Nova Geração. O serviço promoveu, no período da tarde, a segunda Mostra Cultural: Aqui também faço arte.

A atividade tem como intuito dar voz para a criação e empoderamento do processo de subjetividade das crianças e adolescentes, bem como potencializar habilidades e competências. No trabalho, iniciado em agosto, cada educador explora as criações possíveis e pesquisa adaptações dos métodos.

De acordo com a técnica pedagoga do SAICA Nova Geração, Patrícia Santiago, a exposição deste ano teve uma participação especial. “As famílias foram inseridas no processo para fortalecer e estreitar o vínculo familiar”, explica. Na oportunidade, voluntários, parceiros e representantes de outros SAICAs da região prestigiaram a ação.

"Adorei participar. Essas atividades ajudam a nos aproximar das crianças. Fiquei muito feliz em ver todos bem envolvidos, conseguimos enxergar que eles são capazes”, revela a mãe de um convivente G.F, 43 anos.

O evento contou com um coquetel, em que os convidados apreciavam as obras dialogando com os artistas. Logo após, foi realizado um leilão beneficente, a fim de arrecadar fundos para a festa de final de ano no espaço.

Valorização é o que o adolescente R.S., 14 anos, sentiu na Mostra Cultural. “Me sinto muito orgulhoso pelo trabalho que fiz, as pessoas elogiam, isso mostra que sou capaz de sempre fazer mais”, menciona.

O pequeno M.V. de cinco anos também gostou de fazer parte do evento. “Aqui tem essas coisas (tinta, linha, papel), minha mãe não tem. Também me senti feliz quando o tio comprou o meu quadro de vidro", enfatiza.