12º Encontro de Gestores do CADÚnico nas Metrópoles é sediado em São Paulo

Fotos: Gislaine Zanella e divulgação
Texto: Gislaine Zanella

Balanço, definição de novas demandas e troca de experiências. Com estes objetivos, ocorreu, de 19 a 21/09, o 12º Encontro de Gestores do Cadastro Único (CADÚnico) nas Metrópoles, sediado pela primeira vez na capital paulista. O evento, que surgiu em 2013 para aprimorar a gestão do setor, reuniu lideranças de 13 metrópoles do país. O Cadastro Único é a maior base brasileira de mapeamento da população vulnerável das cidades de grande porte e que contempla vários programas do governo federal.

A pauta do encontro tratou de temas relevantes como as diretrizes do CADÚnico com os programas Usuários e a Rede Cadastro Único, com foco na relação com as concessionárias de energia elétrica, INSS e a rede de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); os tramites do cadastramento dos beneficiários do BPC, monitoramento e as metodologias para localização do público que ainda não efetuou o cadastro; os Processos de Averiguação e Revisão Cadastral 2018 e os processos fiscalizatórios em andamento do Programa Bolsa Família e a nova metodologia de acesso ao sistema de CADÚnico.

O evento contou com a presença de técnicos da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC) e da Caixa Econômica Federal, que contribuíram para o diálogo da construção de estratégias e soluções, já que discutidas no coletivo das metrópoles tem se mostrado mais efetivas e mais assertivas quando colocadas em prática nas gestões municipais.

Para o coordenador de Gestão de Benefícios e também organizador do evento em São Paulo, Luiz Fernando Francisquini, o encontro foi positivo. “Além de ter cumprido com os objetivos propostos em pauta, sediar o evento possibilitou compartilhar com as demais capitais o trabalho que é desenvolvido pelo setor em São Paulo. A capital paulista é a maior metrópole do país e foi uma das cidades que propôs, ao lado do Rio de Janeiro, o debate diferenciado para localidades de grande porte junto ao Ministério do Desenvolvimento Social”, destaca.

Na mesma linha de pensamento, a coordenadora do CADÚnico no RJ, Rita Valéria Stefenon, defende que o destaque do encontro foi a troca de experiências. Conseguimos criar melhorias mais significativas na medida que compartilhamos problemas em comuns destas grandes metrópoles. “Isso ajuda a enxergar o Brasil como ele é, mas com suas especificidades”, enfatiza.

O próximo encontro será sediado em Recife, no primeiro semestre 2019.