Centro de Acolhida Aparecida é revitalizado e transforma o dia a dia dos conviventes

Fotos: Divulgação
Texto: Andressa Trogiani

Lar é o lugar de acolhimento que transmite carinho, calmaria e proporciona segurança. Está é a definição do Centro de Acolhida Aparecida, que deixou de ser uma casa e tornou-se o lar de 150 mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social.

Com o objetivo de transformar o espaço, o Instituto Ressoar, por meio de uma visita, mobilizou cerca de 50 voluntários para revitalizar o prédio. Na oportunidade, foram realizadas mudanças de pintura e manutenção no hall de entrada, nos quartos, banheiros e forro do teto e o equipamento ganhou eletrodomésticos e itens de uso pessoal como travesseiros.

Angela Oliveira, gerente do CA Aparecida explica que toda a equipe do espaço sentiu-se vislumbrada com o projeto. “Os colaboradores e conviventes reconheceram que existem seres humanos ligados às causas sociais, sob um processo reflexivo de melhoria e qualidade de vida”, completa.

O trabalho contou com a participação individual das conviventes na compreensão da mobilidade coletiva ao se adaptarem a dinâmica diferente da rotina, sendo acompanhadas pela equipe técnica. A transformação durou cerca de um mês.

Cada convivente recebeu uma rosa no dia da reinauguração, a ideia foi mudar as percepções sobre a vida e seu próprio universo fomentando reflexões leves e descontraídas.